• Home
  • Destaque
  • Após um mês de ocupação, indígenas deixam sede da Seduc no Pará

Após um mês de ocupação, indígenas deixam sede da Seduc no Pará

Após um mês de protestos, na sexta-feira (14), cerca de 300 indígenas desocuparam o prédio da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), em Belém. A saída ocorreu após o governo estadual revogar a Lei Estadual nº 10.820, aprovada em 19 de dezembro de 2024, que mudava diretrizes da educação pública do Pará, entre elas, a educação indígena.

A manifestação começou em 14 de janeiro, quando cerca de cem indígenas das etnias Munduruku, Tembé, Xikrim, Borari, Arapium, Kumaruara, Sateré-Mawé, Maytapu, Tapuia e Tupinambá ingressaram no prédio da secretaria. O grupo ocupou espaços administrativos do Sistema de Organização Modular de Ensino (Some) e da Coordenação de Educação Escolar Indígena, exigindo uma reunião com o secretário de Educação, Rossieli Soares.

Segundo líderes do movimento, a nova legislação não mencionava o ensino indígena e abria lacunas para a substituição de aulas presenciais por ensino a distância e o fechamento de turmas, o que impactaria a educação nas aldeias, uma vez que diversas comunidades enfrentam dificuldades de acesso à internet e infraestrutura inadequada.

Durante a ocupação, os indígenas chegaram a acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a medida. Ainda, no final de janeiro, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, esteve no estado para tentar intermediar um acordo com o governo, mas não obteve sucesso. Dessa forma, o impasse com o governo estadual se prolongou por mais duas semanas.

Após votação na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) na quarta-feira (12), a revogação da lei foi publicada no Diário Oficial na tarde da quinta-feira (13). Com isso, os manifestantes deixaram o prédio da Seduc com destino a comunidades tradicionais nos municípios de Itaituba, Santarém e Acará.

VEJA MAIS

Hamas fala em ‘jogo sujo’ após Netanyahu adiar liberação de prisioneiros

Acreditamos que, mais uma vez, esses são jogos sujos do governo de direita para sabotar…

Cattani engrossa contra estupradores: Tem que “capar”

Assessoria Cattani destacou que no Brasil deveria ter pena de morte ou prisão perpétua Assessoria…

Flamengo goleia Maricá e conquista a Taça Guanabara

O Flamengo confirmou o favoritismo e conquistou o título da Taça Guanabara neste sábado, ao…