• Home
  • Destaque
  • Milei, queridinho do mercado, vendeu terreno na lua e ainda culpou vítimas

Milei, queridinho do mercado, vendeu terreno na lua e ainda culpou vítimas

Com todo esse fuzuê, o principal índice da Bolsa de Valores da Argentina caiu quase 6% nesta segunda (18).

Há envolvidos no lançamento que afirmaram ter assessorado Milei para o desenvolvimento de criptomoedas – o presidente é entusiasta do tema. Antes mesmo de assumir o cargo, quando deputado, ele já promovia moedas de caráter duvidoso.

Agora a Justiça vai analisar se ele pode ser responsabilizado por fraude, associação ilícita e descumprimento dos deveres como servidor públicos, entre outros crimes. A oposição pede impeachment, o que é difícil. Mas o “criptogate” deve tirar votos de sua base nas eleições legislativas de meio de mandato, em outubro, o que dificultaria bastante seu governo.

Diante do caos, Milei seguiu a cartilha de governantes da ultradireita, terceirizando responsabilidades. “Eu não promovi, apenas divulguei”, afirmou em uma entrevista a uma TV (é só tirar “criptomoeda” e colocar “cloroquina” que o discurso parece o que ouvimos no Brasil durante a pandemia). Disse que foi enganado por terceiros e agiu de boa-fé.

E apesar de ser fã de criptos e atuar para que elas aumentem sua participação na economia do seu país, não corou ao compará-las a jogos de azar: “Se você vai ao cassino e perde dinheiro, qual é a reclamação, se você sabia que tinha essas características?” Traduzindo a arrogância: a culpa é das vítimas que acreditaram na sua recomendação.

Seus aliados saíram em sua defesa, dizendo que o cidadão Milei tem liberdade de expressão – como se isso incluísse o direito de promover moedas fajutas e sai ileso com isso. Fica parecendo que ele se diz libertário porque defende uma “liberdade para enganar trouxa”.



VEJA MAIS

Para bater o Arena SBT, Band consegue nome de peso para programa de Galvão Bueno

Escrito por Paulo Carvalho Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado…

Sem provas, Milei diz que Usaid financiou fraude eleitoral no Brasil

E aqui nos Estados Unidos, o escândalo de Usaid, que destinava milhões de dólares dos…

Elon Musk nega que vá cortar sinal da Starlink na Ucrânia se país não aceitar acordo sobre minérios

CEO da Tesla fez a declaração no X após uma reportagem da Reuters afirmar que…