• Home
  • Destaque
  • Trump chama Musk de líder e troca afagos com bilionário em entrevista na Fox News

Trump chama Musk de líder e troca afagos com bilionário em entrevista na Fox News

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, trocou afagos com o bilionário Elon Musk em entrevista conjunta à emissora Fox News transmitida nesta terça-feira (19) na qual chamou o dono do X de um líder, “uma ótima pessoa” e “um cara muito inteligente”.

Durante a entrevista, que durou cerca de uma hora, os dois responderam perguntas amigáveis do âncora Sean Hannity —a Fox News é uma emissora simpática ao republicano. Em determinado momento da entrevista, Hannity disse que entrevistar Trump e Musk “é como entrevistar irmãos” e encerrou a conversa afirmando rezar a Deus para que as medidas de cortes de gastos do bilionário tenham sucesso.

Musk recebeu carta branca de Trump para reduzir drasticamente ou eliminar o orçamento de programas considerados pelo dono do X e da SpaceX “desperdício de dinheiro do contribuinte”. Na prática, o bilionário, à frente do Doge (Departamento de Eficiência Governamental, na sigla em inglês), tem mirado programas que considera “de esquerda” ou relacionados a programas de diversidade.

Trump e Musk trocaram elogios ao longo de toda a conversa com Hannity, com o empresário dizendo, por exemplo, que nunca viu o republicano “jamais ser cruel ou desagradável com ninguém”, e com o presidente respondendo que sempre respeitou Musk. “Não poderia ter encontrado ninguém mais inteligente.”

O âncora da Fox News pediu que Trump comentasse o que chamou de “tentativas dos democratas e da mídia” de criar divisões entre ele e Musk —houve relatos na imprensa americana sugerindo que o presidente estaria incomodado com a influência crescente do bilionário em seu governo. À Fox, o republicano negou divergências e disse confiar plenamente em Musk, que atacou a imprensa pelos relatos.

Trump aproveitou várias oportunidades para criticar seu antecessor, Joe Biden, e exaltou o trabalho que seu governo tem feito para diminuir o número de migrantes em situação irregular que entram nos EUA pela fronteira com o México —as detenções feitas pelas autoridades migratórias atingiram o número mais baixo desde 2020.

Musk, por sua vez, reclamou das críticas que teria recebido de conhecidos depois que apoiou publicamente a campanha eleitoral de Trump em 2024. “A esquerda me adorava. Eu fui a uma festa antes da eleição, e quando mencionei Trump, foi como se eles tivessem sido atingidos por um dardo com metanfetamina e o vírus da raiva”, afirmou Musk, imitando o que parecia ser um zumbi. “Eles ficaram totalmente irracionais.”

Hannity perguntou a Musk o que achava das críticas do Partido Democrata contra ele —a oposição vem organizando protestos contra os cortes de gastos e as medidas agressivas do bilionário em relação ao orçamento do governo.

“Devemos estar fazendo alguma coisa certa. Senão, eles não estariam reclamando tanto”, respondeu Musk. “Só o que queremos fazer e devolver o governo ao povo. A burocracia se opõe a nós de maneira implacável”, disse, mencionando o dado de que mais de 90% da população da capital, Washington, votou na democrata Kamala Harris.

“Penso bastante nesse número”, afirmou, insinuando uma conexão inexistente entre a preferência eleitoral da capital, cidade com forte população negra e relação histórica com o Partido Democrata, e o alinhamento político de servidores públicos. “Se a palavra do presidente não é implementada, não vivemos numa democracia, vivemos numa burocracia”, afirmou. “Acho que estamos vendo a burocracia se debater.”

VEJA MAIS

Manchester recebe filhos pródigos do Oasis como heróis

O eletricista Alan Clarke, de 50 anos, e Paul Smith, de 41, se conheceram na…

Air India: segundos antes da queda, piloto perguntou a colega por que ele cortou fornecimento de combustível

Investigação aponta que combustível para os motores foi cortado 29 segundos antes do impacto. Avião…

Sintomas de hipertireoidismo podem ser confundidos com ansiedade; Veja vídeo

RepórterMT De acordo com a médica, é importante se atentar à questões como o apetite,…