• Home
  • Destaque
  • VÍDEO – Presidente da Aprosoja: Medida de Lula vai totalmente contra a redução do preço dos alimentos

VÍDEO – Presidente da Aprosoja: Medida de Lula vai totalmente contra a redução do preço dos alimentos

KARINE ARRUDA

DO REPÓRTEMT

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Lucas Beber, afirmou que a decisão do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de suspender os financiamentos do Plano Safra 2024/2025, vai totalmente contra a redução do preço dos alimentos, o que evidencia, no mínimo, uma contradição.

“Vimos o nosso presidente fazer duras críticas aos preços altos do ovo e da carne e se comprometendo a diminuir esse preços. Mas, o que aconteceu ontem (20), vai totalmente contra isso, suspendendo os recursos de crédito, principalmente na semeadura da segunda safra brasileira”, pontuou Beber.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Em um vídeo publicado nas redes sociais na tarde desta sexta-feira (21), o presidente da Aprosoja afirmou que Lula está sendo contraditório ao suspender o Plano Safra ao mesmo tempo em que diz que pretende diminuir o preço de alguns produtos. Isso, porque neste momento os agricultores estão na segunda safra, cujo plantio principal é o milho, ingrediente necessário para a produção de ração animal, que trará o retorno no leite, ovos e carne.

Leia mais – Lula suspende o Plano Safra; produtores alertam para risco de fome aumentar

“Temos que lembrar que o Plano Safra não é uma benevolência do governo, mas sim uma política de estado, garantido pela Constituição, que justamente visa dar crédito aos produtores rurais, equalizar os juros e trazer a segurança alimentar, maior oferta de alimentos e diminuição da inflação”, reforçou.

Para Beber, a suspensão do Plano Safra gera insegurança para os produtores, compromete a estabilidade financeira e pode aumentar a fome no país. A falta de crédito pode impactar diretamente no abastecimento interno dos produtos, influenciando no preço dos alimentos. Com isso, Beber cobra coerência na postura do Governo Federal e espera que Lula volte atrás com a medida e restabeleça os financiamentos aos produtores.

“Esperamos que o executivo tome as devidas providências para que novamente seja restabelecido o crédito para que possamos fazer, de forma segura, o plantio dessa segunda safra e esperamos que isso não aconteça mais porque também acaba preocupando investidores”, finalizou.

O Plano Safra é um programa de financiamento da produção agrícola dado pelo Governo Federal para a aquisição de máquinas e insumos necessários para a produção no principal setor da economia nacional. O anúncio da suspensão do plano foi feito nessa quinta-feira (20). A justificativa dada pelo governo é a falta de recursos no orçamento para custear a equalização da taxa de juros.

Veja vídeo:



VEJA MAIS

Atirador invade hospital nos EUA, abre fogo e é morto por forças de segurança

Caso aconteceu no estado americano da Pensilvânia neste sábado (22). Hospital está fechado temporariamente, recebendo…

Vídeo mostra bandidos rastejando para roubar dinheiro de supermercado em Cuiabá

Montagem/RepórterMT Três criminosos invadiram o supermercado Curió na madrugada desta sexta (21) Montagem/RepórterMT Três criminosos…

As 9 novelas das 19h da Globo de maior audiência desde 2020

Com a crise na faixa das 21h e a estabilidade às 18h, a Globo passou…