• Home
  • Destaque
  • SP: nova sede do governo quer ‘valorização imobiliária’ com shopping térreo

SP: nova sede do governo quer ‘valorização imobiliária’ com shopping térreo

Todos os prédios públicos terão comércio, estacionamento e praça pública no térreo. Essas áreas serão administradas pelas empresas privadas. “Será um shopping”, explicou. Com custo previsto em cerca de R$ 5 bilhões, o projeto da nova sede estadual inclui “22 mil metros de fachada ativa”.

Nova sede será “maior intervenção urbana já feita” em SP, diz. Segundo Afif, que também é idealizador do projeto, o empreendimento levará 22 mil funcionários do governo para o local da sede, no bairro Campos Elíseos, o que resultaria em um “choque de mudança” e mais “dinamismo socioeconômico” para a a região central.

Além disso, “a polícia inteira vai mudar para lá”, detalhou Afif. O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) planeja a transferência de todos os comandos da Polícia Militar e Civil para o centro para “aumentar o policiamento e a segurança” da região.

Objetivo é aproveitar infraestrutura da região para torná-la “atrativo de moradia”. Questionado sobre as consequências sociais do plano, que podem ocasionar em processos de especulação imobiliária e gentrificação, o secretário defende a substituição dos termos por “valorização imobiliária”.

Vamos começar a mudar as expressões. Especulação imobiliária substitua por valorização imobiliária. Você valoriza. Os que estão lá vão ter seus imóveis valorizados. (…) Queremos tornar o centro atrativo para moradia, de todos os tipos de classes sociais, desde a de interesse social, a classe média e também a alta. Guilherme Afif Domingos



VEJA MAIS

Homem causa confusão em bar e acaba imobilizado e preso por policiais à paisana

Reprodução Homem causou tumulto em bar e foi contido por policiais à paisana Reprodução Homem…

PM prende suspeito por violência doméstica e ameaça e apreende simulacro de arma de fogo

Policiais militares do 24º Batalhão, prenderam, na madrugada deste domingo (23.2), um homem, de 37…

Empresas dos EUA poderiam fazer negócios na Rússia em caso de acordo de paz, diz autoridade

Por Kanishka Singh e Ted Hesson WASHINGTON (Reuters) – O enviado especial do presidente Donald…