• Home
  • Destaque
  • ‘Fracasso não é fraude’, diz fundadora de startup presa por enganar investidores

‘Fracasso não é fraude’, diz fundadora de startup presa por enganar investidores

Condenada a pouco mais de 11 anos de prisão (pena que foi reduzida por bom comportamento) por fraudar investidores com sua startup de biotecnologia Theranos, Elizabeth Holmes, 41, disse à revista People que não é a mesma pessoa de antes. “Há coisas que eu teria feito de forma diferente”, afirma sem dar mais detalhes.

A empresária, que virou uma estrela no Vale do Silício ao vender um exame de sangue que prometia dar diagnósticos rápidos e acessíveis, foi presa em 2023 considerada responsável por enganar investidores ao fazê-los acreditar que a tecnologia era revolucionária.

Junto com seu braço direito na empresa, Ramesh “Sunny” Balwani, Holmes também foi condenada a pagar US$ 452 milhões aos investidores prejudicados, entre eles o empresário que controla o grupo Fox, Rupert Murdoch.

Holmes disse à People que considera injustos seu julgamento e sua condenação. “Eu me recusei a me declarar culpada por crimes que não cometi. A Theranos fracassou. Mas fracasso não é fraude.”

A derrocada da Theranos se deu após reportagem do Wall Street Journal que questionava a eficácia dos testes da startup.

À People Holmes descreve seu tempo na cadeia como “um inferno e uma tortura”. “É surreal. Pessoas que nunca me conheceram têm opiniões tão fortes sobre mim. Elas não entendem quem eu sou. Isso te obriga a passar muito tempo questionando crenças e esperando que a verdade prevaleça. Estou seguindo pela fé e, no fim, pela verdade.”

Holmes tem dois filhos, concebidos durante o escândalo da Theranos, e é casada com Billy Evans.

VEJA MAIS

Um golaço espetacular do Vancouver Whitecaps na semana de abertura da MLS

Um golaço espetacular do Vancouver Whitecaps na semana de abertura da MLS noticia por :…

Barbudo detona aumento do ovo e diz que Brasil vai virar a Venezuela: “O comunismo tira tudo do povo”

Mayke Toscano/Secom-MT Deputado Nelson Barbudo detonou Governo Federal. Mayke Toscano/Secom-MT Deputado Nelson Barbudo detonou Governo…

Prefeito e primeira-dama lamentam morte do radialista Orlando Antunes

O Prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e a primeira-dama, Samantha Iris, manifestam profundo pesar pelo…