A Globo está empenhada em acabar com a crise de audiência que assola os horários das suas novelas, em especial o folhetim da faixa nobre. Em busca do objetivo, a emissora vai lançar 3 novelas em 2025.
No horário das 18h, atualmente ocupado por Garota do Momento, o canal líder de audiência está satisfeito com o andamento da história, mas não dá para dizer o mesmo sobre os números do Ibope.
O desejo do Plim Plim é se aproximar da casa dos 20,0 pontos de audiência com a produção estrelada por Duda Santos e Maisa Silva, mas os números estão abaixo do esperado, entre 17 e 18 pontos.
A substituta de Garota do Momento é Êta Mundo Melhor!, continuação de Êta Mundo Bom! (2016), grande sucesso do horário. Autor que mais entende a cabeça do telespectador, Walcyr Carrasco é quem escreve a nova produção.
Horário das 19h

Das 18h para às 19h, Volta por Cima tem garantido índices acima dos 20 pontos em quase todos os dias, mas as oscilações na história e na audiência têm deixado os diretores da Globo de orelha em pé.
Todavia, os pontos que mais prejudicam a trama das 7 da noite não está atrelado apenas ao trabalho dos atores, diretores e autora da novela.
A Record está forte no horário, com o Cidade Alerta e Jornal da Record, e o SBT e Band, juntos, tem alcançado mais de 6 pontos na faixa.
Volta por Cima já tem substituta. A novela Dona de Mim, de Rosane Svartman, a mesma autora de Totalmente Demais (2015), Bom Sucesso (2019) e Vai na Fé (2023), deve começar ainda neste semestre, com a missão de angariar mais público que a antecessora.
Horário das 21h

O maior problema ainda está por vir. A Globo já desistiu de Mania de Você e tem se concentrado no remake de Vale Tudo.
A atual novela das 21h oscila entre 20 e 22 pontos na Grande São Paulo, número pífio para os planos do canal.
Vale Tudo estreia dia 31 de março com uma missão difícil: cair no gosto do público e elevar o ibope da faixa das 21h para índices acima dos 25 pontos.
É o plano da alta cúpula do canal carioca, por mais que o assunto “audiência” seja restrito nos bastidores.

Escrito por
Paulo Carvalho
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].