• Home
  • Destaque
  • Aquário Municipal e Museu do Rio Cuiabá retomam atendimento

Aquário Municipal e Museu do Rio Cuiabá retomam atendimento

A Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho (Smat) e a Associação dos Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat) estão alinhando estratégias para garantir o abastecimento e a comercialização de pescado durante a Semana Santa, período de maior consumo de peixe em Cuiabá.

Durante reunião entre representantes da Smat, lideranças da Aquamat e o poder público municipal, foram discutidas ações para fortalecer a cadeia produtiva e facilitar o acesso da população ao pescado a preços mais acessíveis. Entre as medidas em estudo, está a realização de feiras e pontos de venda estratégicos na capital, além da possibilidade de ampliar parcerias com frigoríficos e produtores.

“O consumo de peixe na Semana Santa é uma tradição cultural que precisa ser preservada. Estamos trabalhando para garantir que a população tenha acesso ao pescado inspecionado e de qualidade, com preços justos”, destacou o secretário municipal de Agricultura e Trabalho, Felipe Corrêa.

O presidente da Aquamat, Darci Santos Fornari, ressaltou que a iniciativa pode impulsionar a piscicultura local. “Essa foi uma das pautas que avançou bem. Fiquei de conversar com frigoríficos e possíveis parceiros, e há boas chances de conseguirmos movimentar a cadeia produtiva, valorizando o setor”, afirmou.

Além do planejamento para a Semana Santa, a reunião também abordou a criação de políticas públicas que incentivem a piscicultura em Cuiabá. Segundo o diretor de Agricultura da Smat, Renildo França, Mato Grosso já foi o maior produtor de peixe nativo do Brasil em 2013, com 73 mil toneladas, mas hoje ocupa apenas a oitava posição no ranking nacional, com 45 mil toneladas. “Esse cenário reflete a necessidade de investimentos e de maior organização do setor”, pontuou.

A expectativa é que, com ações estruturadas, a piscicultura em Cuiabá volte a crescer, beneficiando produtores e consumidores.

#PraCegoVer
A imagem mostra as equipes, cerca de 10 pessoas reunidas na Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho para discutir ações voltadas à piscicultura.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

VEJA MAIS

O que vai acontecer hoje em Êta Mundo Melhor!: Picolé pede abrigo a Candinho

No capítulo de Êta Mundo Melhor! deste sábado, 12 de julho, na Globo, Candinho gosta…

Não vamos tolerar abuso e ilegalidade, diz Tarcísio

“Chamou a atenção a reação da comunidade de Paraisópolis e nos levou a crer que…

Advanced Tips on How to Win More Money on Aviator

 Advanced Tips on How to Win More Money on Aviator Aviator by Spribe is…