A Alibaba apresentou nesta quinta-feira (5) o seu novo modelo de inteligência artificial, que diz estar empé de igualdade com o R1 da DeepSeek.
Em uma publicação na rede social X (antigo Twitter), a unidade de IA do conglomerado chinês disse que seu modelo QwQ-32B, com 32 bilhões de parâmetros, pode alcançar um desempenho comparável ao modelo R1 da DeepSeek, que tem 671 bilhões de parâmetros.
Após o anúncio, as ações da Alibaba chegaram a subir 8,4% nesta quinta-feira, atingindo uma máxima desde o final de 2021. A performance ajudou a Bolsa de Hong Kong a fechar em alta de 3,29%, o melhor resultado desde fevereiro de 2022.
A Alibaba disse que seu novo modelo é acessível por meio de seu chatbot, Qwen Chat, para o qual os usuários podem escolher vários modelos, incluindo o Qwen2.5-Max, o modelo de linguagem mais poderoso da série Qwen.
De acordo com a empresa, o QwQ-32B demonstrou capacidades de raciocínio matemático, codificação e solução de problemas gerais em testes de benchmark, com desempenho próximo ao dos principais modelos, como o o1 mini da OpenAI e o R1 da DeepSeek.
Enquanto o mundo corre para adotar modelos de IA, o governo chinês prometeu, na quarta-feira, aumentar o apoio a setores como inteligência artificial, robôs humanoides e telecomunicações 6G.
A DeepSeek surgiu como a garota-propaganda das proezas de IA da China no início deste ano, rivalizando com os principais modelos da OpenAI por um custo bem menor e utilizando recursos menos potentes de computação.
Outro lançamento de IA que atraiu muita atenção na quinta-feira foi o de um agente de IA chamado Manus pela startup chinesa Monica, que afirmou ter superado o Deep Research da OpenAI, criadora do ChatGPT, em um benchmark para assistentes de IA.
Um agente de IA é uma versão mais avançada de um chatbot e, de acordo com os casos de uso listados em seu site, o Manus pode ajudar os usuários a fazer um plano de viagem para o Japão ou realizar uma análise comparativa de apólices de seguro.
Por enquanto, o agente de IA é apenas para convidados. Um vídeo lançado pela startup chinesa no X na noite de quarta-feira, demonstrando como ele funciona, recebeu mais de 280 mil visualizações até quinta-feira, com muitos usuários pedindo convites para acessá-lo.