• Home
  • Destaque
  • ONU diz que igualdade nos direitos das mulheres é “missão de longo prazo”

ONU diz que igualdade nos direitos das mulheres é “missão de longo prazo”

A Assembleia Geral da ONU abrigou nesta segunda-feira, em Nova Iorque, a abertura da 69ª Sessão da Comissão do Estatuto das Mulheres, CSW na sigla em inglês.

O encontro ocorre 30 anos após a histórica Conferência Mundial sobre a Mulher, em Pequim, na China.

Promessa mais distante

O secretário-geral da ONU, António Guterres, discursou na reunião, deste 10 de março, e disse que a igualdade entre mulheres e homens não está onde se esperava que deveria estar.

Segundo o líder das Nações Unidas, a igualdade para todos é uma missão de longo prazo. E que se sabia que isso jamais aconteceria da noite para o dia. Mas três décadas depois, essa promessa parece mais distante do que se poderia imaginar. Ele disse que o “veneno do patriarcado está de volta – e está de volta com força total.”

E segundo Guterres, o antídoto chama-se ação. Para ele, é hora de se levantar e defender os direitos delas em todas partes do mundo.

António Guterres discursou na reunião e disse que a igualdade entre mulheres e homens não está onde se esperava que deveria estar

António Guterres discursou na reunião e disse que a igualdade entre mulheres e homens não está onde se esperava que deveria estar

Afeganistão, IA e violência online

Ele citou o caso do Afeganistão, onde meninas e mulheres não podem estudar e falou dos perigos da inteligência artificial (IA), que vitima muitas mulheres com imagens pornográficas criadas para violentá-las online.

A CSW é a maior reunião do mundo sobre os direitos das mulheres e meninas com  milhares de participantes dos países-membros da ONU, representantes da sociedade civil, de governos e do setor privado. Este ano, os trabalhos estão sendo presididos pela Arábia Saudita. O grupo tem 45 países-membros.

O encontro analisa desigualdades, violência e discriminação contra mulheres e propõe soluções. A primeira sessão ocorreu em 1946 com a presença da ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Eleanor Roosevelt.

Durante a CSW também ocorrem negociações de resoluções

Durante a CSW também ocorrem negociações de resoluções

Comissão deu origem à convenção Cedaw

A Comissão desde então passou a ser um órgão subsidiário do Conselho Econômico e Social da ONU, Ecosoc. O foco é formular padrões e convenções internacionais para mudar legislações discriminatórias e promover temas de conscientização para os direitos femininos.

Um desses documentos é a Declaração sobre Eliminação da Discriminação contra Mulheres, criada em 1967, e a Convenção sobre o tema, Cedaw, que surgiu em 1979 e é um instrumento juridicamente vinculativo.

Em 1995, a China deu lugar à Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, que permanece um documento global de políticas sobre igualdade de gênero até hoje.

A atual sessão sobre a Comissão do Estatuto das Mulheres termina em 21 de março. 

VEJA MAIS

5 anos depois, Globo resgata novela odiada até mesmo por atores do elenco: “Vergonha”

A Globo acaba de anunciar o retorno de Fina Estampa, uma novela que dividiu opiniões…

Declínio intelectual: por que os brasileiros estão mais arrogantes e menos inteligentes

O Brasil atravessa um momento crítico de declínio intelectual, marcado pelo empobrecimento do debate público,…

Dois ficam feridos após acidente entre carros em avenida de Apucarana

Um acidente entre dois carros na Avenida Governador Roberto da Silveira, trecho urbano da BR-369,…