• Home
  • Destaque
  • Fux suspende julgamento de mulher que pichou estátua da Justiça no 8/1

Fux suspende julgamento de mulher que pichou estátua da Justiça no 8/1

DO UOL

O ministro do STF Luiz Fux pediu mais tempo para analisar o caso da cabeleireira Débora Rodrigues Santos, 39, que pichou com batom a estátua da Justiça durante os atos de 8 de janeiro de 2023, e suspendeu o julgamento dela.

Fux terá até 90 dias para retomar o julgamento na Primeira Turma do STF. Os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino já haviam votado para condenar Débora a 14 anos de prisão. Como as turmas são compostas por cinco ministros, basta mais um voto para formar maioria pela condenação.Débora é ré por cinco crimes: abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada. Dos 14 anos, são 12 anos e seis meses de reclusão, um ano e seis meses de detenção e mais cem dias-multa.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Moraes disse no voto que as provas mostram que Débora se aliou conscientemente ao grupo que planejava um golpe de Estado. Ela também permaneceu na organização em frente ao quartel-general do Exército em Brasília e escolheu participar dos atos de 8 de janeiro. Débora confirmou as acusações em interrogatório.

Não merece acolhimento, portanto, a alegação de manifestação ordeira e pacífica apresentada pela defesa, tendo sido registrado intenso confronto até a efetiva retomada dos prédios públicos que foram invadidos e depredados.
Alexandre de Moraes, em voto para condenar Débora Rodrigues Santos.

Leia a matéria completa em UOL



VEJA MAIS

Por que, ao contrário do que Trump afirma, ele não pode concorrer a um terceiro mandato?

A apresentadora Kristen Welker, do programa “Meet the Press”, questionou então se um dos métodos…

“Maior São João do Mundo”: detalhes saem nesta segunda-feira (30)

Divulgação/Prefeitura de Campina Grande São João de Campina Grande terá mais de 30 dias de…

De ADO a TV Justiça: novíssimo guia para estrangeiros entenderem o STF

Se não é fácil entender o STF estando no Brasil, a tarefa é ainda mais…