• Home
  • Destaque
  • Mulher Palanquera: conheça a nova atração turística da Colômbia

Mulher Palanquera: conheça a nova atração turística da Colômbia

Divulgação/Alcaldía de Cartagena

a

A cidade de  Cartagena, na Colômbia, inaugurou mais um ponto turístico da região: a maior estátua de Mulher Palenquera  do mundo. A escultura de 8 metros de altura fica no Parque de la Marina, no centro histórico da cidade.

A obra, desenvolvida ao longo de oito meses, é composta por 3.586 peças e faz parte do projeto ‘Palenque Vive’, que homenageia  São Basílio de Palenque. O local, há 50km de Cartagena, é considerada a primeira comunidade de africanos escravizados libertos nas Américas.

A escultura ainda oferece uma experiência imersiva aos visitantes. Ao adentrar, é possível conhecer mais sobre a história, música e tradições locais. A região, conhecida por belezas naturais e praias paradisíacas, agora ganha mais um atrativo.

Cartagena é a quinta maior cidade da Colômbia, e fica a 660 km ao norte da capital, Bogotá, o que dá quase 19 horas de carro
Unplash

Cartagena é a quinta maior cidade da Colômbia, e fica a 660 km ao norte da capital, Bogotá, o que dá quase 19 horas de carro

Sandors Garzón, diretor geral do projeto, enfatizou que o objetivo da iniciativa é que turistas e locais encontrem um espaço para conhecer a história de Palenque, a importância da mulher palenquera: “Um lugar maravilhoso e diferente para compartilhar também em família”, acrescentou.

Quem são as mulheres palenqueras?

Quem já visitou ou viu fotos de turistas na Colômbia, certamente já se deparou com as mulheres palenqueras. No entanto, a história dessas vendedoras afro-colombianas, originárias de San Basilio de Palenque, não é tão difundida no Brasil.

O nome ‘palenquera’ faz referência a San Basilio de Palenque, localidade reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade devido à preservação de suas tradições, incluindo uma língua própria, o palenquero.

Elas são conhecidas por comercializar frutas e doces típicos em Cartagena, usando vestimentas coloridas e carregando bacias na cabeça. Além de um meio de trabalho, a atividade se tornou símbolo da identidade cultural local.

Nelson Arroyave, gerente do ‘ Palenque Vive ‘ reforçou a importância da mulher palenquera na liberdade do primeiro povo africano na Colômbia: “É símbolo da luta pela liberdade, dignidade e resiliência da nossa comunidade afrodescendente”.

Fonte: Turismo

div#mvp-post-feat-imgdisplay:none!important;#infocoweb_cabecalho
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;

VEJA MAIS

Câmara dos EUA aprova pacote de Trump com cortes de US$ 9 bilhões que afeta ajuda externa

Trump em 16 de julho de 2025Nathan Howard/ReutersA Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou…

Trump foi flagrado com mão maquiada e pés inchados antes de diagnóstico de insuficiência venosa crônica; VEJA FOTOS

Trump é diagnosticado com insuficiência venosa crônica, diz Casa BrancaO governo dos Estados Unidos anunciou…

Bolsonaro chora no Senado e pede orações: “Entrego nas mãos de Deus”

Reprodução Para a PGR, Bolsonaro foi ‘líder’ da organização criminosa que atentou contra a democracia…