• Home
  • Destaque
  • Grupo realizará ato contra leilão de área verde no bairro da Barra, em Salvador

Grupo realizará ato contra leilão de área verde no bairro da Barra, em Salvador

Movimentos sociais e vereadores de oposição ao prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), vão realizar um ato nesta terça-feira (15) contra o leilão de um terreno no Morro do Ipiranga, localizado no bairro da Barra, que está previsto para ocorrer no mesmo dia.

A área verde de mais de 3.000 metros quadrados está no centro de uma disputa entre entidades da sociedade civil e o poder público. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU-BA) acionou a Justiça pedindo a suspensão do leilão, alegando que o terreno tem importância ambiental, paisagística e cultural.

O órgão alerta também para riscos de erosão e deslizamentos no local. O procurador-jurídico do CAU-BA, Fernando Valadares, diz que a prefeitura não apresentou nenhum tipo de interesse público que justificasse o leilão e que falta “lastro técnico em matéria de arquitetura e urbanismo”.

Já o Movimento SOS Áreas Verdes, que está organizando o ato, acionou o Ministério Público Federal (MPF) pedindo a suspensão da venda do terreno por improbidade administrativa.

Um outro leilão tinha sido realizado em 14 de março, mas a gestão Bruno Reis cancelou por afirmar que houve descumprimento do edital que dizia que “o certame deveria ser encerrado dois minutos após o último lance —caso não houvesse novas ofertas”.

“O encerramento antecipado impediu que outras empresas apresentassem novas propostas e impactou no valor que poderia ser arrecadado”, afirma a Prefeitura de Salvador. “Para garantir o cumprimento e a transparência do processo, uma nova rodada de disputa será realizada no dia 15 de abril.”

O prefeito voltou a defender o leilão e disse que a área não tem uso para a população. “Nós estamos fazendo a desafetação e alienação de uma área que não tem qualquer utilização para as pessoas, que podem render recursos expressivos”, disse ele em entrevista ao portal Bnews nesta segunda.

A Câmara Municipal de Salvador aprovou, no fim do ano passado, a desafetação [mudança de destinação de uma área] de 44 terrenos municipais, incluindo 17 áreas verdes como esse terreno no Morro do Ipiranga. A autorização para venda ou cessão das áreas foi sancionada pelo prefeito sob críticas de entidades da sociedade civil.

TEMPO REI

O cantor Gilberto Gil e a mulher, a empresária Flora Gil, receberam convidados no primeiro show da turnê de despedida do músico baiano em São Paulo. O ator João Guilherme compareceu à apresentação, realizada no Allianz Parque, na sexta (11). A cantora Zélia Duncan e o apresentador Pedro Bial estiveram lá.

com KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI e MANOELLA SMITH

VEJA MAIS

Carreta com o pneu estourado atravessa duas pistas e quase causa tragédia em Rondonópolis; veja vídeos

Um grave acidente por pouco não terminou em tragédia na noite deste domingo (11), em…

Papa Leão XIV faz primeira coletiva de imprensa com jornalistas no Vaticano

Pontífice realizou nesta segunda (12) primeiro encontro com a imprensa no Vaticano desde que foi…

Em discurso para jornalistas, Leão 14 pede libertação daqueles 'presos por buscarem a verdade'

noticia por : UOL O post Em discurso para jornalistas, Leão 14 pede libertação daqueles…

jl9 casino