• Home
  • Política
  • EX-PRESIDENTE FERNANDO COLLOR É PRESO EM ALAGOAS APÓS DECISÃO DE MORAES – Olho Vivo Mato Grosso

EX-PRESIDENTE FERNANDO COLLOR É PRESO EM ALAGOAS APÓS DECISÃO DE MORAES – Olho Vivo Mato Grosso

25/04/2025

O ex-presidente e ex-senador Fernando Collor foi preso na madrugada desta sexta-feira (25) em Maceió (AL) quando tentava se deslocar para Brasília, para se entregar à Polícia Federal. A prisão dele foi determinada na noite dessa quinta-feira (24), pelo ministro Alexandre de Moraes, após o fim dos recursos em uma ação penal em que Collor foi condenado por corrupção.

A prisão dele foi confirmada pelo seu advogado, o criminalista Marcelo Bessa. Na nota, o advogado afirma que:

A defesa da ex-presidente da República Fernando Collor de Mello confirma sua prisão hoje, 25 de abril, em Maceió, às 4 horas da manhã, quando estava se deslocando para Brasília para cumprimento espontâneo da decisão do Ministro Alexandre de Moraes. O ex-presidente Fernando Collor de Mello encontra-se custodiado, no momento, na Superintendência da Polícia Federal na capital alagoana. São estas as informações que temos até o momento.

O advogado não sabe ainda se a PF levará Collor para Brasília ou se ele deve permanecer em Alagoas.

Em 2023, o Supremo condenou o ex-presidente a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção e por lavagem de dinheiro, em um desdobramento da Lava-jato. Segundo o Ministério Público, ele recebeu R$ 20 milhões em propinas por negócios da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras na venda de combustíveis. Os pagamentos foram feitos entre 2010 e 2014.

O mandado de prisão de Collor ainda vai passar nesta sexta pelo plenário virtual do STF. Os demais ministros poderão votar entre 11h e 23h59 para dar aval ou revogar a decisão de Moraes. Em novembro do ano passado, por 6 votos a 4, o STF rejeitou recursos apresentados pelo ex-presidente e manteve a condenação.

Nesse segundo recurso, os advogados tentavam derrubar a condenação por corrupção, o que poderia livrar Collor de cumprir a pena inicialmente na prisão. Mas o ministro Alexandre de Moraes considerou que o recurso era apenas protelatório e determinou a prisão imediata e o início do cumprimento da pena em regime fechado.

Além de Collor, os empresários Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos foram condenados pelo recebimento do dinheiro. A propina seria para viabilizar irregularmente contratos da BR Distribuidora com a UTC Engenharia para a construção de bases de distribuição de combustíveis.



VEJA MAIS

Power Couple dá adeus fazendo o SBT soltar foguetes: audiência da TV

A despedida da sétima temporada do Power Couple não teve o impacto esperado. Exibido pela…

Motorista morre após grave colisão com caminhão na BR-163, em MT; veja vídeo

Um motorista morreu após uma grave colisão com um caminhão, na manhã deste domingo (13),…

Advogado que espancou namorada com barra de ferro tenta diminuir pena alegando que estava drogado

Reprodução Nauder Júnior foi condenado a 10 anos de prisão por atentar matar a ex…