• Home
  • Destaque
  • Corrupção, crime e câmbio são problema para investir para Brasil, diz integrante do governo Trump

Corrupção, crime e câmbio são problema para investir para Brasil, diz integrante do governo Trump

O enviado especial para América Latina do governo Donald Trump, Mauricio Claver-Carone, afirmou nesta segunda-feira (12) que o Brasil tem três problemas para atrair investimentos dos Estados Unidos: câmbio, corrupção e crime.

A declaração foi dada durante jantar do grupo Esfera, que reuniu autoridades brasileiras em Nova York. Carone está de saída do cargo do governo para se dedicar à atividade privada, mas falou como representante da gestão Trump.

“Mas só para deixar claro, o que o Brasil precisa fazer para receber mais investimentos dos EUA? O Brasil enfrenta três problemas. E eu vou dizê-los nesta ordem. E se você perguntar a qualquer investidor aqui em Nova York —e quando criei meu fundo, literalmente conversei com todos os principais fundos de investimento— perguntei: ‘O que vocês estão fazendo com isso?’ E eles disseram: ‘Nada, exceto Brasil. Fomos ao Brasil e depois saímos.’ Por quê? Eu os chamo dos três C’s. Mas é o primeiro que é realmente o mais difícil: câmbio”, afirmou.

O segundo ponto crítico é o crime, sobretudo o organizado. O investidor destacou que há disposição da atual administração americana para colaborar com o governo brasileiro no combate a facções criminosas como o PCC e o Comando Vermelho.

“Estamos trabalhando muito de perto com o governo atual para enfrentar esse problema”, disse.

Por fim, o terceiro “C” citado é a corrupção. Apesar dos avanços institucionais desde a Operação Lava Jato, o tema ainda pesa na percepção internacional sobre o Brasil. “Mesmo com as melhorias, a reputação construída ao longo dos anos ainda afeta a confiança dos investidores”, afirmou.

Ele também criticou a baixa visibilidade econômica do Brasil no exterior.

“Vocês são a segunda maior economia do Hemisfério Ocidental, mas pergunte a qualquer um em Nova York quem está atrás dos EUA. Vão dizer Canadá ou México. Ninguém responde Brasil”, afirmou, destacando que isso mostra um problema de imagem e comunicação.

VEJA MAIS

Canguru mata homem a pontapés durante ‘brincadeira’ em fazenda nos EUA

Corpo foi encontrado com marcas de espancamento. Segundo autoridades locais, foram encontradas marcas que condizem…

Covarde desmaia namorada na porrada após bingo e acaba preso em Rondonópolis

A Polícia Militar prendeu um homem após espancar a namorada e fazer ela desmaiar após…

Mujica liderou agenda progressista e fez do Uruguai pioneiro na legalização da maconha, aborto e casamento LGBT na América Latina

Ao lado da mulher, Lucía Topolansky, Mujica chamou atenção como um chefe de Estado de…

arenaplus