• Home
  • Destaque
  • Prefeituras recebem kits para padronizar guias de turismo

Prefeituras recebem kits para padronizar guias de turismo

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizam o webinário “Alergia Alimentar é Coisa Séria: Caminhos entre a Escola e o SUS”, nesta terça-feira (20.5), das 8h às 17h, voltado aos profissionais da saúde e da educação, famílias e pessoas que vivem com alergia alimentar.

O evento é realizado em alusão à Semana Estadual de Conscientização sobre Alergia Alimentar, instituída em Mato Grosso há cinco anos para ser celebrada na terceira semana de maio, e será transmitido pelo canal da Escola de Saúde Pública (ESP) no YouTube.

Segundo a coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde da SES, Rosiene Pires, este será um momento de escuta, aprendizado e construção coletiva. “Porque proteger quem tem alergia alimentar é uma responsabilidade de todos, da escola à unidade de saúde, da gestão pública à sociedade civil”, explicou.

Rosiene destacou que a maioria dos casos de alergia alimentar começa na infância e que muitos podem continuar por toda a vida. “A SES tem trabalhado para que tanto os profissionais da Saúde quanto os da Educação saibam os cuidados necessários em relação às alergias alimentares”, disse a coordenadora.

As nutricionistas da equipe técnica de Alimentação e Nutrição da SES, Jane Taveira e Thayza Carvalho, organizadoras do evento, destacaram a relevância desta temática. “Estabelecer uma data para a conscientização sobre alergias alimentares é uma maneira eficaz de demonstrar a importância deste problema de saúde pública, educar o público e promover ações que melhorem a segurança e a qualidade de vida das pessoas com alergias alimentares”, afirmou Jane.

De acordo com Thayza, o webinário vai abordar a importância da rotulagem nutricional para as pessoas com alergia alimentar. “Para quem convive com alergias alimentares, ler os rótulos é uma medida de segurança vital que pode prevenir desde sintomas leves até situações graves, como choques anafiláticos. Por isso, a rotulagem precisa ser completa, precisa e de fácil entendimento”, destacou a nutricionista.

A médica alergista Amanda Brolio, da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) e a nutricionista Carla Farias, da equipe técnica de Alimentação e Nutrição da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), do Ministério da Educação (MEC), vão participar do evento.

Fonte: Governo MT – MT

VEJA MAIS

Formação sobre educação inclusiva será realizada para profissionais da rede de ensino municipal de Rondonópolis

Profissionais da rede municipal de ensino de Rondonópolis participarão de capacitação sobre educação inclusiva no…

Cardeais em perigo: perseguição à Igreja cresce no Haiti, Irã, Mianmar e outros países

Os cardeais que participaram do Conclave deixam Roma e voltam para casa. Alguns deles, porém,…

Ex incendeia carro e casa com homem e filha de 3 anos dentro em MT

Uma mulher acabou presa pela Polícia Militar na noite desta segunda-feira (19) após atear fogo…

pgh lobby