• Home
  • Destaque
  • Bolsonaro é só um Bozo de aluguel de Trump; a carta analisada ponto a ponto

Bolsonaro é só um Bozo de aluguel de Trump; a carta analisada ponto a ponto

“Por favor, entenda que os 50% são muito menos do que seria necessário para termos igualdade de condições em nosso comércio com seu país. E é necessário ter isso para corrigir as graves injustiças do sistema atual. Como o senhor sabe, não haverá tarifa se o Brasil, ou empresas dentro do seu país, decidirem construir ou fabricar produtos dentro dos Estados Unidos e, de fato, faremos tudo o possível para aprovar rapidamente, de forma profissional e rotineira — em outras palavras, em questão de semanas.”
Notaram? Nesse ponto, o “fator Bolsonaro” desaparece. Se o Brasil e suas empresas decidirem gerar empregos nos EUA, desempregando seu próprio povo, dane-se o “Mito”: punido ou não, preso ou não, nada de tarifas! O presidente americano usa Bolsonaro apenas como instrumento para atropelar a economia brasileira. Trump está a dizer: “Abram mão da sua soberania, e que aquele grosseirão apodreça na cadeia”.

“Se por qualquer razão o senhor decidir aumentar suas tarifas, qualquer que seja o valor escolhido, ele será adicionado aos 50% que cobraremos. Por favor, entenda que essas tarifas são necessárias para corrigir os muitos anos de tarifas e barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil, que causaram esses déficits comerciais insustentáveis contra os Estados Unidos. Esse déficit é uma grande ameaça à nossa economia e, de fato, à nossa segurança nacional!”
Aqui, eis a ameaça de quem se sente dono do mundo: “Se reagir, vai ser pior”.

“Além disso, devido aos ataques contínuos do Brasil às atividades comerciais digitais de empresas americanas, bem como outras práticas comerciais desleais, estou instruindo o Representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, a iniciar imediatamente uma investigação da Seção 301 sobre o Brasil.”
A Seção 301 trata de sanções a países que adotam práticas econômicas desleais. É mesmo? O Brasil tem déficit com os EUA desde 2009.

“Se o senhor desejar abrir seus mercados comerciais, até agora fechados, para os Estados Unidos e eliminar suas tarifas, políticas não tarifárias e barreiras comerciais, nós poderemos, talvez, considerar um ajuste nesta carta. Essas tarifas podem ser modificadas, para cima ou para baixo, dependendo do relacionamento com seu país. O senhor nunca ficará decepcionado com os Estados Unidos da América.Muito obrigado por sua atenção a este assunto!Com os melhores votos, sou,
Atenciosamente,
DONALD J. TRUMP
PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA”

Traduzo: “Seja a nossa colônia, e nada de mal lhe acontecerá. E Bolsonaro que morra na Papuda porque, como o senhor sabe, não temos nada com isso”.

AVANCEMOS
Resta evidente que Eduardo Bolsonaro conseguiu, com suas amizades, meter Jair Bolsonaro na carta, no que resta como ataque ao Judiciário, não ao Poder Executivo.

Mas o próprio Trump diz: “Esse ‘Bolsoalgumacoisa’ é meu ‘clown’; serve à minha brincadeirinha.; abra seus mercados, e estarei cantando e andando para ele. Eu quero é um agro brasileiro que não consiga competir com o nosso; eu quero que o que lhes resta de indústria migre para cá; eu quero que vocês chutem o traseiro da China, seu principal parceiro comercial; eu quero que vocês desmantelem os BRICS, porque isso não serve à concepção que tenho de mundo”.



VEJA MAIS

Tarifaço de Trump pode impactar inflação e adiar corte de juros, dizem especialistas

Se adotadas, tarifas adicionais de importação e exportação podem adiar o ciclo de corte de…

Noitada em prédio de luxo termina em agressão, ameaça, desacato e 8 detidos pela PM em Rondonópolis

O que era para ser uma noite de lazer terminou em confusão, agressões, desacato à…

Acidente entre caminhão e Golf na BR-163 deixa um morto

Reprodução/Terra MT Digital O motorista do Golf morreu na hora. Já o motorista do caminhão…