Eduardo Bolsonaro diz que só Moraes pode reverter tarifa de Trump

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou nesta quinta-feira (10) que a única forma de reverter a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros seria por meio de uma iniciativa direta do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A declaração foi feita em entrevista à revista Oeste, na qual o parlamentar atribuiu ao magistrado a principal responsabilidade pelo agravamento das relações entre os dois países.

“Cabe ao Alexandre de Moraes consertar tudo isso, ele tem o poder da caneta. Ele [Trump] começa a carta falando ‘Bolsonaro e seus aliados’, a gente pode começar fazendo uma verdadeira anistia ampla, tá aí uma oportunidade para começar uma mesa de diálogo”, disse Eduardo, que atualmente vive nos Estados Unidos.

Momento de tensão

A fala ocorre dois dias após o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar a adoção da tarifa como resposta ao que classificou como “relações comerciais injustas” com o Brasil e “perseguição política” ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A carta enviada por Trump ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) menciona diretamente o julgamento de Bolsonaro no STF e decisões da Corte contra plataformas digitais norte-americanas.

Para Eduardo, embora a política externa de Lula — com aproximações ao Irã e declarações durante reuniões do Brics — tenha contribuído para a deterioração da relação com os EUA, o foco principal das críticas norte-americanas recai sobre Alexandre de Moraes.

“Se formos analisar a carta do Trump para Lula, os problemas ali são quase todos relativos ao Alexandre de Moraes”, afirmou.

VEJA MAIS

Wellington Fagundes: Tornozeleira é para tirar Bolsonaro das eleições porque ele é o maior líder

RepórterMT Senador é pré-candidato ao Governo do Estado. RepórterMT Senador é pré-candidato ao Governo do…

Comerciantes da 25 de Março fazem protesto contra investigação de Trump sobre venda de produtos falsificados na região

Em janeiro, um relatório do USTR já apontava como pontos de pirataria em São Paulo:…

Justiça mantém Sandro Louco no isolamento

Montagem/RepórterMT O isolamento foi determinado com base em relatórios da Polícia Civil. Montagem/RepórterMT O isolamento…