• Home
  • Destaque
  • Com tarifas, Trump vira inimigo externo na campanha de Lula, diz professora

Com tarifas, Trump vira inimigo externo na campanha de Lula, diz professora

Isso acaba sendo um elemento muito importante para uma campanha presidencial. Então, não é só a união, porque temos interesse em comum. É porque estamos sob ataque de um país da proporção dos Estados Unidos contra o Brasil. Então, acho que isso dá muita força.

Lida com um aspecto forte que a gente tem na sociedade brasileira, que é uma desconfiança sobre os interesses americanos e a atuação dos Estados Unidos. A gente tem um histórico de intervenção americana na América Latina. Ela ainda é muito presente em outros países, mas também no Brasil. Então, explorar isso é importante.
Denilde Holzhacker, professora de relações internacionais

A especialista ressalta que, além de um inimigo externo, o tarifaço pode fortalecer o discurso de justiça social que o governo já tem buscado adotar para si. Para Denilde, o êxito de Lula pode ser ainda maior se grupos bolsonaristas de alta renda que criticam aumento de impostos como o do IOF forem a favor da taxação promovida por Trump.

Em relação ao mote da justiça social, o governo conseguiu encontrar outro elemento forte, que é a questão de ter ações para taxar os ricos.

E, se a gente tiver nesse processo uma lógica dos grupos de apoio ao bolsonarismo de alta renda ainda associando a essa ideia de que eles têm uma visão ideológica favorável à taxação que o Trump está fazendo, mais forte ainda o argumento do governo. Então, você tem um inimigo externo e atores internos que também contribuem para essa lógica.

Agora, o governo precisa também fazer ações que mostrem impacto na vida das pessoas para que as tarifas não impactem no dia a dia, no aumento de preços e na situação econômica do país.
Denilde Holzhacker, professora de relações internacionais

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 16h, e aos domingos, às 16h.



VEJA MAIS

Trump ameaça ‘tarifas severas’ de 100% à Rússia caso não haja cessar-fogo na Ucrânia em até 50 dias

Em reunião com secretário-geral da Otan na Casa Branca, presidente dos EUA também anunciou o…

Band mostra previsão de morte de Lula ou Bolsonaro e causa polêmica

Uma previsão feita ao vivo no Brasil Urgente Minas, da Band, causou polêmica e dividiu…

Impacto das ameaças tarifárias de Trump é cada vez mais limitado nos mercados financeiros

Como explicar esta resiliência? Em primeiro lugar, os mercados têm experiência com as mudanças de…