• Home
  • Destaque
  • Mauro aposta em mercado asiático como alternativa para exportar carne bovina de MT

Mauro aposta em mercado asiático como alternativa para exportar carne bovina de MT

VANESSA MORENO

DO REPORTÉR MT

Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar um tarifaço de 50% sobre a importação de produtos brasileiros, o governador Mauro Mendes (União) demonstrou tranquilidade quanto ao impacto imediato causado pela nova taxa. No que diz respeito à carne bovina mato-grossense, por exemplo, o chefe do Executivo estadual se mantém confiante e acredita que não será difícil reorganizar a rede de exportação para outros países, visto que apenas 15% das exportações de Mato Grosso têm como destino os EUA.

Caso a nova taxa de Trump realmente entre em vigor, uma das apostas de Mauro é direcionar as exportações para o mercado asiático.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Apenas 15% das nossas exportações de carne vão para os Estados Unidos. Não é difícil reorganizar essa rede de exportação com outros países. Além disso, grande parte das nossas exportações é direcionada ao mercado asiático, com um viés positivo de crescimento”, disse Mauro Mendes durante a abertura oficial da 57ª Expoagro, nessa sexta-feira (11).

Trump anunciou o aumento da taxa sobre as importações de produtos brasileiros na última quarta-feira (09). A tarifa, que era de 10%, passará a ser de 50% a partir do dia 1º de agosto.

Uma das justificativas para o tarifaço, segundo Trump, é o tratamento dado pelo Brasil ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em relação ao julgamento sobre o suposto golpe de Estado, o que ele classificou como um verdadeiro “caça às bruxas”.

Além disso, Trump criticou o que chamou de ataque à liberdade de expressão dos americanos por meio da censura nas mídias sociais, considerou a relação comercial entre Brasil e Estados Unidos injusta, entre outros apontamentos feitos em uma carta enviada ao presidente Lula da Silva (PT).

A nova taxa tem gerado preocupação em diversos setores de Mato Grosso, principalmente no agronegócio. No entanto, o Governo Estadual acredita na competência do setor para enfrentar o impacto, caso o presidente americano mantenha a taxação elevada.

A nossa competência, a nossa eficiência, demonstradas por tantos e tantos produtores do agro mato-grossense, serão, com certeza, elementos definitivos e decisivos para o nosso país”, declarou o governador.

Agora, representantes do agronegócio em Mato Grosso esperam que o Governo Federal estabeleça um diálogo com o governo americano para reverter ou, ao menos, reduzir o tarifaço, a fim de evitar maiores impactos sobre a economia brasileira.



VEJA MAIS

Valéria perde o controle e acusa Ofélia

No capítulo de As Filhas da Senhora Garcia desta segunda-feira, 14 de julho, no SBT,…

Adolescente de 16 anos é ameaçada e mata namorado de 38 anos

Reprodução Paulo César Cardoso foi encontrado caído no banheiro da casa. Reprodução Paulo César Cardoso…

O que vai acontecer hoje em A Caverna Encantada: Flora assina contrato perigoso

O capítulo 248 de A Caverna Encantada, que vai ao ar nesta segunda-feira (14), às…