O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, usou a ironia para criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao comentar a crise diplomática com os Estados Unidos. Durante entrevista, Abilio debochou da famosa sugestão feita por Lula em 2022, quando afirmou que resolveria a guerra entre Rússia e Ucrânia numa mesa de bar, com cerveja.
“A melhor solução para resolver esse conflito é o Lula e a Janja irem lá tomar uma cervejinha com o Trump. Como ele resolveu o problema da Ucrânia com a Rússia, ele vai conseguir resolver o problema dos Estados Unidos aqui”, disse Abilio, em tom de deboche.
A referência é à fala de Lula no dia 30 de março de 2022, quando ainda era pré-candidato à Presidência. Em um evento realizado em Brasília, Lula disse: “Essa guerra, por tudo que eu compreendo, leio e escuto, seria resolvida aqui no Brasil numa mesa tomando cerveja, se não na primeira, na segunda, se não na terceira, se não desse na terceira, ia até acabar as garrafas para um acordo de paz”. A declaração foi duramente criticada à época por tratar um conflito armado com leviandade.
Abilio também comentou sobre o impacto do tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump e minimizou a ideia de interferência externa como solução para os problemas do Brasil. “O Brasil faz isso o tempo todo. E quando o avião da FAB buscou uma ex-presidente condenada lá em outro país, foi certo? Não. Não acho que o Trump vai salvar o Brasil. Quem pode salvar o Brasil é o povo brasileiro, na hora de fazer suas escolhas. Essa é a melhor solução pra resolver o problema.”
Assista: