Pesquisa do Instituto Líder revelou que o pré-candidato a prefeito de Primavera do Leste, Ademir Goes, lidera a pesquisa de intenção de voto, em cenário estimulado, com 45,4%. Na sequência, aparece Sergio Machnic com 16,7% da preferência dos entrevistados, seguido por Luizinho Magalhães com 7,1% e Inspetor Adriano com 3,6%. A pesquisa indica ainda que apenas 13,3% dos eleitores não votariam em nenhum dos candidatos apresentados.
A distância de Ademir Goes para os outros pré-candidatos indica uma base de apoio consistente. O resultado indica que o atual vice-prefeito consolidou sua posição de favoritismo no pleito deste ano. Em maio, na última pesquisa divulgada no municípío, Ademir já liderava com 42,1% das intenções de voto, conforme dados da AR7 Pesquisas Inteligentes.
*Gestão aprovada*
Mais de 70% dos eleitores de Primavera do Leste dizem aprovar a gestão do atual prefeito Léo Bortolin (MDB). A administração de Léo foi avaliada como “ótima” por 21,7% dos entrevistados e “boa” por 50,7%, totalizando uma aprovação de 72,4%. Apenas 3,3% consideraram a gestão “ruim” e 1,4% “péssima”.
O levantamento também aponta que o desempenho positivo da administração reflete diretamente na pré-candidatura do vice-prefeito Ademir Goes (União Brasil).
*Rejeição*
A pesquisa recente do Instituto Líder também avaliou a rejeição dos principais pré-candidatos a prefeito do município. O nome mais rejeitado pela população é o do vereador Luizinho Magalhães, com 26,1%. Em seguida, aparece o Inspetor Adriano, desaprovado por 8,2% do eleitorado.
Líder das intenções de voto, Ademir Goes apresenta baixa rejeição por parte do eleitor, com índice de 6,6%. Sérgio Manich fecha a lista, tendo seu nome descartado por 3,3% dos entrevistados.
Além deles, 16,2% dos entrevistados afirmaram que não rejeitam nenhum dos candidatos apresentados. No entanto, 14,9% disseram que votariam em branco se tivessem que escolher entre os candidatos apresentados, e 20,5% votariam nulo. Uma parcela de 3,6% dos entrevistados não soube ou não quis responder.
O levantamento foi realizado nos dias 15 e 16 de julho e tem nível de confiança de 95%. Realizada com 920 eleitores de Primavera do Leste, a pesquisa apresentou uma margem de erro de 3%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo MT-00457/2024.