• Home
  • Destaque
  • Alibaba apresenta modelo de IA para competir com DeepSeek e ações sobem mais de 8%

Alibaba apresenta modelo de IA para competir com DeepSeek e ações sobem mais de 8%

A Alibaba apresentou nesta quinta-feira (5) o seu novo modelo de inteligência artificial, que diz estar em de igualdade com o R1 da DeepSeek.

Em uma publicação na rede social X (antigo Twitter), a unidade de IA do conglomerado chinês disse que seu modelo QwQ-32B, com 32 bilhões de parâmetros, pode alcançar um desempenho comparável ao modelo R1 da DeepSeek, que tem 671 bilhões de parâmetros.

Após o anúncio, as ações da Alibaba chegaram a subir 8,4% nesta quinta-feira, atingindo uma máxima desde o final de 2021. A performance ajudou a Bolsa de Hong Kong a fechar em alta de 3,29%, o melhor resultado desde fevereiro de 2022.

A Alibaba disse que seu novo modelo é acessível por meio de seu chatbot, Qwen Chat, para o qual os usuários podem escolher vários modelos, incluindo o Qwen2.5-Max, o modelo de linguagem mais poderoso da série Qwen.

De acordo com a empresa, o QwQ-32B demonstrou capacidades de raciocínio matemático, codificação e solução de problemas gerais em testes de benchmark, com desempenho próximo ao dos principais modelos, como o o1 mini da OpenAI e o R1 da DeepSeek.

Enquanto o mundo corre para adotar modelos de IA, o governo chinês prometeu, na quarta-feira, aumentar o apoio a setores como inteligência artificial, robôs humanoides e telecomunicações 6G.

A DeepSeek surgiu como a garota-propaganda das proezas de IA da China no início deste ano, rivalizando com os principais modelos da OpenAI por um custo bem menor e utilizando recursos menos potentes de computação.

Outro lançamento de IA que atraiu muita atenção na quinta-feira foi o de um agente de IA chamado Manus pela startup chinesa Monica, que afirmou ter superado o Deep Research da OpenAI, criadora do ChatGPT, em um benchmark para assistentes de IA.

Um agente de IA é uma versão mais avançada de um chatbot e, de acordo com os casos de uso listados em seu site, o Manus pode ajudar os usuários a fazer um plano de viagem para o Japão ou realizar uma análise comparativa de apólices de seguro.

Por enquanto, o agente de IA é apenas para convidados. Um vídeo lançado pela startup chinesa no X na noite de quarta-feira, demonstrando como ele funciona, recebeu mais de 280 mil visualizações até quinta-feira, com muitos usuários pedindo convites para acessá-lo.

VEJA MAIS

Air India: segundos antes da queda, piloto perguntou a colega por que ele cortou fornecimento de combustível

Investigação aponta que combustível para os motores foi cortado 29 segundos antes do impacto. Avião…

Sintomas de hipertireoidismo podem ser confundidos com ansiedade; Veja vídeo

RepórterMT De acordo com a médica, é importante se atentar à questões como o apetite,…

Dilema: razão ou emoção para enfrentar as tarifas americanas?

Ninguém comete o mesmo erro duas vezes. A segunda vez é uma escolha. Lauren Conrad…