• Home
  • Destaque
  • Alimentos comuns com ‘preços gourmet’ nos contam muito sobre a crise climática

Alimentos comuns com ‘preços gourmet’ nos contam muito sobre a crise climática

Em 2024, alimentos como café, carnes e frutas ficaram bem mais caros. O hábito do cafezinho sofreu forte impacto do preço daquele que já foi o mais importante produto brasileiro, e que registrou aumento de quase 40%. Cortes de carne bovina e azeite encareceram mais de 20%. Ou seja, produtos que fazem parte da dieta diária estão se gourmetizando, afastando-se das mesas das famílias pobres e de classe média baixa.

Os eventos climáticos extremos e a disparada do dólar estão entre os principais vilões desses aumentos que influenciam a dieta da população, e que são acompanhados com preocupação pelos políticos, pois se refletem na queda de aprovação do governo federal.

O pior de tudo é que essas consequências das altas temperaturas, das chuvas em excesso ou das secas, são apenas uma parte do novo cenário do mundo, enquanto muito pouco é feito para frear o aquecimento do planeta.

Vocês perceberam, principalmente nas grandes cidades brasileiras, o plantio em grandes proporções de árvores, e ações para reduzir o uso de asfalto nas ruas e avenidas, entre outras para combater a crise ambiental? Não, não devem ter percebido, porque não são práticas generalizadas.

As prefeituras aceleraram a adaptação das frotas de ônibus e trens para o uso da eletricidade ou de motores movidos a álcool ou biocombustíveis? Não, infelizmente.

As queimadas foram reduzidas drasticamente em todo o país, ao mesmo tempo que houve expressiva queda do desmatamento, da pesca, da caça e da mineração ilegais? Quem dera pudéssemos afirmar isso.

Ao menos as ciclovias se multiplicaram nas cidades brasileiras, com segurança para os ciclistas, evitando que fossem feridos ou mortos por motoristas irresponsáveis? Também não.

O consumo consciente e a reciclagem fizeram com os que os lixões se tornassem raridade nas cidades de grande e médio portes? Longe disso.

O que tivemos foram as grandes enchentes no Rio Grande do Sul, no outono passado, estado que agora enfrenta altas temperaturas e… estiagem. Recordes de calor têm ocorrido em todo o Brasil, inclusive no outono e no inverno.

Na capital paulista, chuvas torrenciais têm provocado grandes dificuldades. As chuvas têm sido intensas também no Centro-Oeste, no Norte e no Nordeste.

Infelizmente, muitos países continuam queimando combustíveis fósseis, fechando os olhos às queimadas e ao desmatamento. E por tudo isso, o cenário vai ficando mais difícil no único planeta, até agora, adequado à vida humana.

VEJA MAIS

Zelensky afirma estar disposto a ter conversas diretas com Putin

Por outro lado, o governo dos EUA pode pôr em prática um plano diferente, que…

“Vale Tudo”: por que o brasileiro se odeia tanto?

Estou revendo “Vale Tudo”. É, a novela de 1988. E antes que meus amigos Jones…

Com brasileiro no grid, Band anuncia os horários de todas as corridas

A Fórmula 1 2025 está cada vez mais perto de estrear na Band. A primeira…