• Home
  • Destaque
  • Alinhamento planetário acontece nesta sexta e poderá ser visto de Cuiabá; entenda como

Alinhamento planetário acontece nesta sexta e poderá ser visto de Cuiabá; entenda como

KARINE ARRUDA

DO REPÓRTERMT

Moradores de todos os lugares do Brasil poderão acompanhar (se as condições climáticas permitirem), o evento astronômico de alinhamento planetário, quando sete planetas do Sistema Solar (Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Mercúrio) ficam visíveis ao mesmo tempo no céu nesta sexta-feira (28). O fenômeno acontece algumas horas depois do pôr do sol e poderá ser visto inclusive de Cuiabá, a partir das 19h30 [horário local].

Mesmo com horário definido, para facilitar a população a localizar os planetas, basta entender que diferente de uma estrela, em que a luz “pisca” levemente por algumas vezes, o brilho emitido pelos planetas é constante. Além disso, também é possível baixar aplicativos gratuitos que mapeiam o céu pelo celular, como por exemplo o Stellarium e o Skymap, ambos disponíveis para Android e iOS.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Os setes planetas aparecerão no céu ao mesmo tempo, como se fosse um tipo de desfile, porém, apenas três deles poderão ser vistos a olho nu, sendo Vênus, Marte e Júpiter. Os demais são mais difíceis de serem observados, precisando da ajuda de um telescópio.

De acordo com a explicação dada à Agência Brasil pelo astrofísico do Observatório Nacional, Ricardo Ogando, Urano e Netuno são planetas muito distantes da Terra e, por conta disso, a luz que eles refletem é muito fraca, dificultando a observação a olho nu. Já Saturno e Mercúrio, que são facilmente vistos da Terra, estarão muito próximos do Sol e isso ofuscará o brilho deles, atrapalhando com que sejam vistos a olho nu.

Muito conhecido pelo termo “alinhamento planetário”, na verdade, o fenômeno não se trata basicamente de um alinhamento. Segundo o Observatório Nacional, quando os planetas parecem estar mais próximos no céu, o correto é dizer que eles estão em “conjunção”. Isso porque os planetas não formam precisamente uma linha e sim um arco no céu quando observados da Terra.

O fenômeno vem sendo tratado por muitos como algo raro, mas não é tão incomum assim. Conforme divulgado pelo Observatório, entre os dias 12 e 20 de agosto deste ano, antes do Sol nascer, vai ser possível visualizar novamente pelo menos seis planetas, sendo Mercúrio, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.



VEJA MAIS

Meu Caminho é Te Amar faz SBT sofrer em SP; Jogo Aberto chega aos 3 pontos: Audiência da TV

Meu Caminho é Te Amar entrou nas últimas semanas no SBT com motivos de sobra…

É um milagre que Trump e JD Vance não tenham agredido Zelensky, alfineta porta-voz russa, após bate-boca na Casa Branca

Trump e Zelensky trocam farpas no salão ovalA porta-voz da chancelaria russa, Maria Zakharova, alfinetou…

Policlínica Central passa a ser alternativa à UPA

Usuários do SUS em Rondonópolis agora contam com um novo local para atendimento 24 horas:…