Alunos do CMEI Anterina aprendem tratos culturais em visita a horta hidropônica

A direção do Centro Municipal de Educação Infantil, (CMEI) – Anterina Miranda de Moraes, localizada no Jardim Pindorama, colocou em prática no mês de Maio a 2ª Edição do Projeto Cons-Ciência na educação infantil, pessoas e animais; plantas e transformações, cujo objetivo é oportunizar às crianças desde a mais tenra idade, que tenham consciência do mundo que as cerca, por meio de conhecimentos teóricos, mas vivenciando na prática cada situação.

Como foi o caso da visita à Horta Hidropônica Yara localizada na Gleba Globo Recreio, onde as crianças puderam ter contato com uma cultura de alimento que é cultivada em meio líquido (água adubada), e perceber as diferenças do poder que a ciência e a tecnologia têm ao influenciar as situações do dia a dia de todos.

Conforme informações da diretora Keila Assanty, a visita a horta hidropônica possibilitou às crianças poderem ver (in loco) e entender todo o processo diferenciado de produção de alimentos, que vai desde a semeadura, o processo de crescimento das plantinhas; os cuidados e os tratos culturais, chegando até colheita.

Na verdade, a visita a horta é novidade para a maioria das crianças, que ficam encantadas com o processo de cultivo desse tipo de alimento e a importância das possibilidades de transformação das coisas que a ciência, e o conhecimento podem proporcionar ao ser humano.

Ainda dentro do Projeto-Cons-Ciência, na próxima semana as crianças participaram de uma visita às instalações da Secitec, participando em parceria com o ‘Projeto MT-ciência’ da Secretaria de Educação do Governo do Estado (SEDUC/MT), que também trabalha essa questão da transformação das coisas pela ciência e cujos conhecimentos são levados aos alunos da rede de educação do Estado, e aqui nessa parceria, às crianças do Cmei- Anterina.

Na verdade, o Projeto Cons-Ciência, da escola abrange de forma diferenciada todas as cerca de 200 crianças da unidade, que vão desde as da ‘Sala Multi’ de 1 a 3 anos, bem como as maiores de 3,5 a 5 anos (pré-escola), onde estas, sim; saem da unidade para as visitas monitoradas que compõem os objetivos de estudo do projeto.

Ainda segundo a diretora o projeto é bem amplo e nos próximos dias, a escola deverá receber a visita de um profissional possivelmente (veterinário/biólogo) que fará uma apresentação com exemplares de répteis não peçonhentos (cobras sem veneno), com informações e orientações importantes de cuidados para o dia a dia de todos.

Ainda no mês de julho, a escola ainda vai abordar a questão da vida do homem do campo, seu estilo de vida e os tratos com os pequenos animais; bem como a preocupação com a preservação do meio ambiente entre outros. Segundo a diretora, o Projeto se finda com a Feira de Ciências onde as crianças apresentam à comunidade escolar suas experiências cientificas feitas em salas mediada pelas professoras.

Essa metodologia pedagógica diferenciada do Cmei- Anterina, procura de forma lúdica e atrativa, integrar e informar as crianças sobre as formas e maneiras distintas de vivência fora do seu lar, da sua comunidade e do seu mundo familiar.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

VEJA MAIS

Meninas são flagradas bêbadas pela PM após ‘orgia’ em motel

O gerente de uma tabacaria e um rapaz, ainda não identificado, acabaram detidos pela Polícia…

Após polêmica, Maíra Cardi expõe que Thiago Nigro paga as contas da sua filha

Diante da polêmica ausência de Arthur Aguiar no aniversário de Sophia, Maíra Cardi surgiu com…

Gabriel Castanho Apoia a Renovação na Advocacia

O advogado Gabriel Castanho, jovem profissional, é um entusiasta da renovação da advocacia e defensor…