Voo era “de rotina”, dizem organizadores. Segundo o West Coast Air Show, o voo era “de rotina” e o avião permaneceu estável até a última manobras, quando “uma perda repentina de altitude evou a um acidente devastador”. A Sociedade Aeronáutica da África do Sul e Autoridade da Aviação Civil estão investigando o acidente.
Piloto “não tentou ejetar”, diz comentarista de show. “Ele rolou a aeronave? estava em um mergulho profundo e foi direto para o chão. Não havia sinal de qualquer tentativa de ejeção. A multidão permaneceu atrás das barreiras, totalmente atordoada”, disse Brian Emmenis, que comentava as manobras no momento da queda.
Homem que morreu era piloto de testes. James O’Connell era um piloto sul-africano “altamente respeitado”, segundo nota do West Coast Air Show. Um colega dele disse, em entrevista à BBC, que O’Connell passou trinta anos na Força Aérea sul-africana antes de ir à Academia de Voo de Teste da África do Sul (TFASA), onde trabalhou como instrutor chefe de voo e foi chefe da escola de pilotos de teste. Segundo o colega, a vítima era “um cara muito popular [e] um profissional completo, mas também um grande amigo e uma ótima pessoa para se trabalhar”