A Band deve permanecer com a Fórmula 1 em 2025 se nada mudar para a Liberty Media, que deve receber os pagamentos milionários conforme previsto em contrato ao longo do próximo ano, mas isso significa que a transmissão deve continuar como está?
A série de erros de narrador e comentaristas, as piadas e brincadeiras fora de hora e as polêmicas ao longo das transmissões têm provocado reclamações dos telespectadores.
É uma rotina a cada fim de semana de Fórmula 1 o telespectador apaixonado pela categoria preferir acompanhar os treinos, a classificação e a corrida pelo F1 TV, a plataforma de streaming da Liberty Media, sem a narração em português.
O motivo? São vários e em situações distintas, desde trocas de nomes de pilotos e equipes, erros na hora de revelar a identidade de um convidado no paddock, desmerecer pilotos, entre outros episódios.
Fórmula 1 na Band coleciona polêmicas
Neste ano, o narrador fez graça depois que o motorhome da McLaren pegou fogo, no GP da Espanha. O incêndio começou na cozinha e não houve ferimentos graves. A repórter ouviu a piada e por coincidência o sinal falhou. Ele repetiu a fala e a profissional ficou em silêncio.
Mais recentemente, no GP de Singapura, o locutor considerou que Lewis Hamilton surfou no discurso sobre racismo após uma fala polêmica do presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem. A Band ficou em silêncio neste e em outros episódios polêmicos.
O problemas estão refletidos na audiência. O GP de Austin, nos EUA, rendeu 1,4 ponto de audiência, um dos piores resultados da temporada. O GP do México “elevou” a média para 2,6 pontos, ainda muito abaixo do desejado pela Liberty Media, que também vê os números com preocupação.
O pedido do público não é de demissão ou troca de profissionais, mas sim de um puxão de orelha por parte da direção da Band em quem precisa orientar a equipe de transmissão e não está fazendo o seu trabalho e nos profissionais responsáveis por dar vida à F1 no Brasil.
Escrito por
Paulo Carvalho
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].