Os reality shows continuam a dominar o cenário cultural no Brasil. O BBB, que atualmente está em sua 25ª edição, e o MasterChef dominam o mercado.
Uma pesquisa recente da Hibou revelou que 58% dos brasileiros consomem algum tipo de reality. Dentre os programas mais assistidos, o Big Brother Brasil se destaca como o favorito, atraindo 28% do público.
Surpreendentemente, o MasterChef segue de perto com 26%, enquanto A Fazenda é assistida por 12% dos entrevistados.
A pesquisa destaca que, embora 22% dos brasileiros ainda prefiram assistir aos reality shows pela TV aberta, um número significativo (47%) acompanha os programas indiretamente, através de redes sociais, discussões com amigos e outras plataformas digitais. Isso demonstra a evolução do consumo, que agora transcende os limites da televisão tradicional e se expande para o ambiente digital.
Preferências de gêneros dos amantes dos realities
No que diz respeito ao tipo de reality show mais apreciado, 31% dos brasileiros preferem programas de culinária, enquanto 29% optam por formatos de confinamento, como o BBB e A Fazenda. Essa diversidade de preferências mostra que, além do entretenimento, os reality shows têm a capacidade de engajar e ensinar.
Mesmo aqueles que não acompanham o BBB diretamente estão cientes dos acontecimentos do programa, com 47% mencionando que o tema surge frequentemente em conversas e redes sociais.
Além disso, 16% do público afirma acompanhar os acontecimentos do reality exclusivamente pelas redes sociais, evidenciando como o programa extrapola a televisão e se torna um fenômeno social.
Escrito por
Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]