• Home
  • Destaque
  • Bola de fogo vista no céu de MT pode ser de foguete de Elon Musk

Bola de fogo vista no céu de MT pode ser de foguete de Elon Musk

CNN BRASIL

Um forte clarão chamou a atenção no céu de alguns estados do Brasil na noite desta quarta-feira (14). A primeira suspeita era de um meteoro. Porém, a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON) informou que o objeto é, possivelmente, o corpo de um foguete Falcon 9 da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk.

O foguete identificado com código de numeração 40108 foi lançado há mais de uma década, mais precisamente em 5 de agosto de 2014. Ele fazia parte da missão que colocou em órbita o AsiaSat 8, um satélite de comunicações geoestacionário feito com objetivo de fornecer serviços de transmissão para a região Ásia-Pacífico.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Após a missão, o segundo estágio do Falcon 9 ficou em órbita como lixo espacial por quase 11 anos. Com o tempo, a trajetória de queda resultou na reentrada atmosférica e aparição desta quarta-feira (14).

De acordo com a BRAMON, o objeto foi percebido pela primeira vez em Brasília às 18h24 e demorou apenas quatro minutos para desaparecer no céu da Bahia, às 18h28. Durante o intervalo de tempo, ele viajou cerca de 1.500 km, o que corresponde a uma velocidade entre 6 e 7 km/s. Além dos dois estados, o fenômeno foi visto em cidades do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

Em vídeos obtidos pela CNN, que foram publicados nas redes, é possível ver o momento em que o objeto luminoso, parecido com um meteoro cruza o céu brasileiro. 

Veja vídeo: 

Leia matéria completa em CNN Brasil.



VEJA MAIS

Power Couple dá adeus fazendo o SBT soltar foguetes: audiência da TV

A despedida da sétima temporada do Power Couple não teve o impacto esperado. Exibido pela…

Motorista morre após grave colisão com caminhão na BR-163, em MT; veja vídeo

Um motorista morreu após uma grave colisão com um caminhão, na manhã deste domingo (13),…

Advogado que espancou namorada com barra de ferro tenta diminuir pena alegando que estava drogado

Reprodução Nauder Júnior foi condenado a 10 anos de prisão por atentar matar a ex…