• Home
  • Destaque
  • Bolsista do Estado, atleta de natação representa MT em Camping Escolar Paralímpico

Bolsista do Estado, atleta de natação representa MT em Camping Escolar Paralímpico

A atleta de natação, Aline Haenisch, participou da 1ª fase do Camping Escolar Paralímpico 2025, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro, em São Paulo (SP).

Bolsista do programa OlimpusMT da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Aline conquistou três medalhas de ouro nas Paralimpíadas Escolares 2024 e vivenciou, no camping, a rotina de um atleta de alto rendimento. Ela é deficiente visual.

“Vou levar muito aprendizado para Mato Grosso. É uma vivência de atleta de alto rendimento, uma semana bem puxada, bem corrida. Mas viver essa experiência foi maravilhoso”, disse Aline.

Durante o período na capital paulista, a jovem nadadora mato-grossense participou de treinos, testes e avaliações, bem como de palestras com especialistas e atletas. As atividades terão ainda acompanhamento de profissionais da saúde, como fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas.

Aline faz parte da equipe de natação do Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande e é treinada pela professora Daniele Vilela.

O outro representante de Mato Grosso no Camping Paralímpico é o atleta de tênis de mesa, Emanuel Ferreira Da Silva, que mora em Sinop.

No total, 129 esportistas, com idade entre 11 e 17 anos, de 20 Estados e do Distrito Federal, estão no Camping Escolar Paralímpico, que dispõe de hospedagem, alimentação, uniforme e transporte custeados pelo CPB.

Para a 1ª Fase de 2025, foram convocados atletas de dez modalidades, selecionados a partir da atuação nas Paralimpíadas Escolares 2024.

Aos 17 anos, Aline Haenisch teve sua última participação na competição escolar nacional em 2024 e conta que a convocação para o camping representa um reconhecimento por todo esforço, treinamentos e dedicação desses últimos anos.

“E esse mérito não é só meu, essa convocação não é só minha, porque eu contei com todo o suporte que eu precisava de técnicos, staffs e do Bolsa Atleta do Governo de Mato Grosso, que sempre me ajudou com transporte, alimentação, suplementação e a compra dos materiais. Tudo isso foi muito importante para a minha evolução na natação”, destacou a nadadora paralímpica.

Fonte: Governo MT – MT

VEJA MAIS

Vídeo de Lula sendo chamado de ‘ladrão’ no Congresso é de 2023

Circula nas redes vídeo em que o presidente Lula é chamado de ‘ladrão’ em sessão…

Band dá rasteira no SBT, fecha acordo com gigante e conquista projeto elogiado

A Band confirmou que fechou um acordo com a Warner e vai exibir Beleza Fatal…

Aga Khan, líder espiritual muçulmano e bilionário, morre aos 88 anos

Nascido Shah Karim Al Husseini, líder era visto como descendente direto do profeta Maomé e…