Bolsonaro denuncia acordo entre Lula e Macron envolvendo urânio brasileiro

Durante uma coletiva de imprensa realizada na noite desta segunda-feira (25), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não apenas negou envolvimento em supostos planos de golpe de Estado, como também fez uma grave denúncia envolvendo o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo Bolsonaro, o encontro recente entre Lula e o presidente francês Emmanuel Macron tratou de mais do que questões ambientais ou comerciais, incluindo um acordo que pode comprometer a soberania brasileira: a exportação de urânio para a França.

“Nossa soberania está sendo jogada na latrina”

Sem poupar críticas, Bolsonaro afirmou que a parceria entre os dois líderes vai além de interesses econômicos superficiais. “Nossa soberania está sendo jogada na latrina”, declarou ele, em tom de indignação. A denúncia se refere a uma suposta negociação para que o Brasil forneça urânio, material estratégico e sensível, para atender às demandas energéticas e de defesa da França.

A fala de Bolsonaro reacendeu debates sobre a exploração de urânio, um recurso abundante no território brasileiro, e sua regulamentação. Apesar de ser um material controlado pelo governo federal e explorado exclusivamente por empresas estatais, o ex-presidente questionou se o atual governo estaria colocando os interesses nacionais em segundo plano para agradar potências estrangeiras.



VEJA MAIS

Emigração e Imigração: Um Mundo em Mudança! Para Onde Vamos?

Reprodução Ederaldo Lima: Contador e Economista, Professor da UFMT, Doutor em Contabilidade, e Phd em…

Por que os pinguins nunca encontraram ursos-polares?

Para tristeza de 9,99 em cada 10 crianças do planeta, jamais veremos pinguins e ursos-polares…

Ataque russo com drones e mísseis mata 2 pessoas e fere outras 14 na Ucrânia

Ruslan Zaparaniuk, governador da região de Chernivetskyi, disse que drones russos e um míssil atingiram…