Ex-presidente foi denunciado pelos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. PGR: Bolsonaro e Braga Netto eram líderes do golpe
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 33 pessoas foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pela tentativa de golpe de Estado em 2022, nesta terça-feira (18).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Bolsonaro foi denunciado pelos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa.
Entre os denunciados pela PGR estão o ex-ministro e ex-vice na chapa de Bolsonaro, o general Walter Souza Braga Netto; o ex-ajudante de ordens Mauro Cid; e o ex-diretor da Abin e deputado federal Alexandre Ramagem.
O assunto está sendo repercutido pela imprensa internacional. Veja a seguir.
The New York Times, Estados Unidos
Reportagem do The New York Times fala sobre denúncia contra Bolsonaro
Reprodução
O jornal “The New York Times” escreveu que Bolsonaro foi acusado de liderar um “vasto esquema” para tentar minar a confiança do Brasil nas eleições de 2022.
“O procurador-geral do Brasil, Paulo Gonet Branco, indiciou Bolsonaro e outras 33 pessoas por uma série de crimes contra a democracia do país. As acusações essencialmente seguiram as recomendações feitas pela Polícia Federal em novembro.”
O jornal também ressaltou que o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda irá analisar a denúncia.
The Washington Post, Estados Unidos
Washigton Post repercute denúncia contra Bolsonaro na PGR
Reprodução
A reportagem do The Washington Post cita que a PGR alega que Bolsonaro e os demais denunciados participaram de um plano para permanecer no poder após a derrota nas eleições presidenciais de 2022.
Bolsonaro estava envolvido na “disseminação sistemática de desconfiança no sistema eleitoral entre a população, a elaboração de um decreto para dar uma aparência de legalidade ao plano, a pressão sobre a alta cúpula militar para aderir à iniciativa e a incitação a um motim na capital”, diz o texto.
O jornal também afirmou que o ex-presidente nega as acusações.
The Guardian, Reino Unido
Denúncia da PGR contra Bolsonaro é tema de reportagem do ‘The Guardian’
Reprodução
Segundo o britânico The Guadian, Bolsonaro foi acusado de ajudar a arquitetar uma conspiração de extrema direita para permanecer no poder por meio de um golpe militar.
“Bolsonaro, que especialistas dizem poder enfrentar até 28 anos de prisão se condenado, é acusado de crimes, incluindo envolvimento em uma tentativa de golpe de estado, associação criminosa armada e abolição violenta do Estado de Direito.”
Ainda segundo a reportagem, o objetivo do plano seria impedir que Lula assumisse o governo após vencer as eleições de 2022.
La Nación, Argentina
Argentino ‘La Nación’ fala sobre denúncia da PGR contra Bolsonaro
Reprodução
El País, Espanha
Reportagem do jornal ‘El País’ cita denúncia da PGR contra Bolsonaro
Reprodução
*A reportagem está sendo atualizada.
source
Fonte: G1