Brasil passa a ter maior juro real do mundo, aponta economista

Nesta sexta-feira (31), o Brasil passou a ter a maior taxa real de juros do mundo. Os dados são de um levantamento do economista Jason Vieira, do site MoneYou.

Esse movimento refletiu tanto a elevação da Selic em 1 ponto porcentual, na última quarta-feira (29), quanto a redução de 3 pontos percentuais nos juros argentinos, nesta quinta-feira (30). O corte promovido pelo Banco Central da Argentina fez com que o juro real do país caísse de 9,36% para 6,14%, segundo o ranking.

O juro real do Brasil – que já era o segundo maior do mundo desde a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), atrás apenas da Argentina – está em 9,18% e, por isso, passou a ser o maior do mundo.

O Copom aumentou a Selic em 1 ponto porcentual, na última quarta, indo de 12,25% para 13,25%, e manteve a sinalização de uma nova elevação de 1 ponto na sua próxima reunião, em março, que colocaria os juros em 14,25%. O mercado espera que a taxa suba até 15% no fim do ciclo, em maio deste ano, conforme o mais recente Relatório Focus.

*AE

VEJA MAIS

Empresa de formatura também deu calote em turma de Direito e cobrou R$ 1 mil a mais de cada um sob ameaça de barrar festa

Divulgação Estudantes de Direito fizeram cotinha para ter festa. Divulgação Estudantes de Direito fizeram cotinha…

PSD indica Diego Andrade para Comissão de Minas e Energia; leia os outros cargos do partido

O PSD divulgou há pouco os nomes dos deputados que ocuparão as vagas dos partidos…

SBT é surpreendido por Datena, Cesar Filho e Chaves na disputa com a Band: Audiência da TV

O SBT foi surpreendido por três dos seus maiores nomes da programação atual. José Luiz…