• Home
  • Destaque
  • Brasil sobe 8 posições em ranking de felicidade da ONU; Finlândia lidera pela 8ª vez consecutiva

Brasil sobe 8 posições em ranking de felicidade da ONU; Finlândia lidera pela 8ª vez consecutiva

O Brasil avançou pelo segundo ano consecutivo no ranking da felicidade do WHR (World Happiness Report), iniciativa da ONU que avalia cerca de 150 nações. Atualmente, o país aparece em 36º lugar, o que representa um salto de oito posições em relação ao ano passado. A Finlândia lidera a lista.

A análise, publicada nesta quarta-feira (19), considera o triênio anterior —no caso deste ano, o período de 2022 a 2024. Em relação ao ano passado, o Brasil passou à frente de outros países latino-americanos, incluindo Chile (45º lugar no ranking mais recente) e El Salvador (37ª posição), e também europeus, como Espanha (38º) e Itália (40º).

Há dois anos o Brasil aparecia em 49º lugar, a pior posição já registrada. Em 2024, subiu para o 44º lugar. Neste ano, o avanço foi mais expressivo. O melhor desempenho ocorreu em 2014, quando o país apareceu em 16º lugar. A série histórica começou em 2011.

O relatório mundial, uma medição da felicidade divulgada anualmente pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, baseia-se na avaliação que as pessoas fazem da própria felicidade e em dados econômicos e sociais. O documento leva em conta seis fatores-chave: apoio social, renda, saúde, liberdade, generosidade e ausência de corrupção.

Segundo o documento, a Finlândia é o país mais feliz do mundo pela oitava vez consecutiva, ao lado de vizinhos nórdicos que também ocupam os primeiros lugares, como Dinamarca, Islândia e Suécia.

O Afeganistão, que enfrenta uma crise humanitária desde o retorno do Talibã em 2021, continua no último lugar da lista, logo abaixo da Serra Leoa e do Líbano, país que nos últimos meses foi alvo de ataques feitos por Israel em sua guerra contra o grupo extremista Hezbollah.

Os Estados Unidos aparecem em 24º lugar, à frente do Brasil, mas a pior marca já registrada pelo nação. Outras populações mais felizes do que os brasileiros são de Israel (8º), México (10ª) e Uruguai (28º), o país sul-americano mais bem posicionado.

VEJA MAIS

Paris: tesouros salvos da Faixa de Gaza são expostos no Instituto do Mundo Árabe

Cerca de 130 peças arqueológicas excepcionais, que datam da Idade do Bronze até os dias…

Procurador preso por agredir garota de programa é afastado da ALMT e pode perder cargo de concurso

Reprodução Essa não é a primeira vez que ele é preso. Reprodução Essa não é…

Na Globo, Ilze Scamparini revela traição e ostentação nos bastidores do Conclave

A correspondente Ilze Scamparini revelou no Jornal Nacional detalhes do Conclave, que encerrou na última…

gcash cash in limit