• Home
  • Destaque
  • Câmara vota urgência de projeto que cria uma vaga de deputado federal para MT

Câmara vota urgência de projeto que cria uma vaga de deputado federal para MT

FERNANDA ESCOUTO

DO REPÓRTERMT

A Câmara dos Deputados vota, nesta segunda-feira (5), um requerimento de urgência para acelerar o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 177, de 2023, que amplia o número de deputados federais. Caso a medida seja aprovada, Mato Grosso terá mais um parlamentar em Brasília, já a partir da próxima eleição. 

O projeto é uma resposta da Câmara à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Congresso atualize a distribuição de cadeiras com base nos dados do último Censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Entretanto, a decisão do STF determina que a Casa continue com 513 vagas. Ou seja, o Congresso teria de ampliar bancadas em estados que tiveram aumento de população e, na mesma medida, reduzir as cadeiras dos que perderam população.

Os deputados têm até o dia 30 de junho para revisar o número de parlamentares por estado na Câmara, com base nos dados populacionais mais atualizados.

Se a proposta não for aprovada pelo Congresso até o prazo estipulado pelo STF, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) regulamentar o tema por meio de uma resolução.

Atualmente Mato Grosso possui oito deputados que são: José Medeiros, Nelson Barbudo, Coronel Assis, Coronel Fernanda, Emanuelzinho, Gisela Simona, Rodrigo da Zaeli e Juarez Costa.

Além de Mato Grosso, outros seis Estados ganharão novos representantes, como é o caso de Santa Catarina, que terá mais quatro cadeiras na Câmara, Amazonas mais duas, Ceará, Goiás e Minas Gerais, mais um deputado, cada.

Já outros Estados perderão número de representantes na Casa, que é o exemplo do Rio de Janeiro, que perderá quatro vagas, Rio Grande do Sul, Piauí, Paraíba e Bahia perdem dois deputados, cada. Já Pernambuco e Alagoas perdem uma vaga, cada um.



VEJA MAIS

Justiça de MT envia ao STJ ação contra Silval por organização criminosa e fraude em licitações

Divulgação Com base em entendimento do STF, juiz mandou ação contra Silval Barbosa para o…

Avenida Leopoldina Carvalho, na Vila Aurora, passará a ser mão única

Quem trafega pelo bairro Vila Aurora deve ficar atento com uma alteração a ser promovida…

China e EUA anunciam encontro na Suíça para negociar tarifas

Em comunicado oficial, o governo dos EUA informou que o secretário do Tesouro do país,…

fruit slot machine