• Home
  • Destaque
  • CELEBRAÇÃO|: União Esporte Clube completa hoje 51 anos de história

CELEBRAÇÃO|: União Esporte Clube completa hoje 51 anos de história

Considerado um dos símbolos de Rondonópolis, o União Esporte Clube completa hoje 51 anos de história. Fundado em 6 de junho de 1973, o Vermelhinho, que teve o saudoso Lamartine da Nóbrega como o seu primeiro presidente, surgiu da fusão de quatro times amadores da cidade (Santos, Paraibana, Comercial e Olaria).

O seu maior patrimônio conquistado ao longo de todos estes anos de existência é a sua torcida apaixonada e “companheira”, como diz a letra do seu hino composto por Waldick Arantes.

A equipe que tem no seu uniforme de jogo a predominância da cor vermelha, “que se confunde com o rio e o coração desta cidade”, é um dos poucos clubes do futebol mato-grossense que disputou todas as edições do campeonato estadual. Ou seja, nunca se licenciou e teve como seu primeiro título de campeão o Torneio Incentivo, uma competição organizada pela CBF, em 1975.

Ao longo desses 51 anos, o União também se tornou uma das agremiações que mais vezes chegou à final do Campeonato Mato-grossense. Acumula 12 finais, ficando 11 vezes como vice.

Somente quase 37 anos depois de sua fundação, que o Vermelhinho conseguiu o almejado título de campeão mato-grossense e ocorreu na inesquecível noite do dia 28 de abril de 2010, no Luthero Lopes.

A torcida, naquela noite, foi mais do que nunca o décimo segundo jogador e empurrou o Vermelhinho para a vitória por 3 a 2 sobre o Operário, com gols de Valdir Papel (2) e Leonardy. No primeiro jogo da final, no Estádio Dutrinha, em Cuiabá, as duas equipes haviam empatado em 2 a 2.

Atualmente, o União se consolida como a segunda força do futebol mato-grossense, que tem o Cuiabá na elite do Campeonato Brasileiro. Nos últimos três anos, o União ficou como vice-campeão estadual, perdendo sempre para o Dourado.

Em que pese o seu fraco desempenho neste início do Campeonato Brasileiro da Série D, onde ocupa a sexta colocação do seu grupo e fora da zona de classificação para fase de “mata-mata”, o União ainda sonha com o inédito acesso à Série C em 2025.

atribunamt.

VEJA MAIS

Força Tática prende membros de quadrilha especializada em fraudar cartas-frete em Rondonópolis

A Polícia Militar prendeu suspeitos em uma operação contra uma quadrilha de estelionatários no Parque…

Kelly Key abre o coração e fala sobre doença autoimune

Sem tabus, Kelly Key usou seu perfil no Instagram para criar um espaço de discussão…

Após revolta, suposto 4º filho de Gugu surge em apartamento de luxo em meio à briga

Ricardo Rocha, que afirma ser filho de Gugu Liberato, chamou a atenção nos Stories do…