• Home
  • Destaque
  • China critica Estados Unidos por ‘interferência nos assuntos internos’ do Brasil

China critica Estados Unidos por ‘interferência nos assuntos internos’ do Brasil

Mao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, afirmou nesta sexta-feira (11), em relação ao anúncio de uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros pelos Estados Unidos, que “tarifas não devem se tornar ferramentas de coerção, intimidação ou interferência nos assuntos internos de outros países”.

O presidente Donald Trump fez a ameaça em carta, alegando “ataques insidiosos do Brasil às eleições livres e aos direitos fundamentais de liberdade de expressão dos americanos” e supostos déficits comerciais dos EUA na relação com o Brasil.

Mao acrescentou, em sua curta resposta durante a entrevista coletiva diária da chancelaria, que “a igualdade soberana e a não interferência em assuntos internos são princípios importantes da Carta das Nações Unidas e também normas básicas das relações internacionais”.

No início da semana, durante a cúpula do grupo Brics no Brasil, a porta-voz já havia reagido a outra ameaça de Trump, de aplicar uma sobretarifa de 10% sobre os produtos de “qualquer país que se alinhe às políticas antiamericanas dos Brics”.

Ela disse então que o grupo visa a cooperação entre emergentes e “não tem nenhum país como alvo”. Voltou a argumentar que, “no que diz respeito à imposição de tarifas, a China declarou repetidamente sua posição de que não há vencedores em guerras comerciais e tarifárias e o protecionismo não leva a lugar nenhum”.

VEJA MAIS

Tarcísio tem idas e vindas em crise do tarifaço de Trump; entenda em 8 pontos

Após o tarifaço anunciado na última quarta-feira (9) por Donald Trump, o governador de São…

Fuga cinematográfica: preso escapa de presídio na França escondido em saco de roupa suja

A prisão de Lyon-Corbas, na FrançaJeff Pachoud/AFPUm detento de 20 anos que escapou da prisão…

Medeiros é alvo de denúncia do PSOL e reage: “Querem censurar o contraditório”

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados O partido de extrema esquerda alega que o parlamentar teria feito…