• Home
  • Destaque
  • Chris Brown transforma o Allianz em balada pop R&B

Chris Brown transforma o Allianz em balada pop R&B

Na sua última passagem pelo Brasil, em 2010, o cantor norte-americano Chris Brown acabara de se declarar culpado no caso de agressão à sua então namorada, a também cantora Rihanna. Quinze anos se passaram —e tanto a ficha corrida como o sucesso de Brown só aumentaram.

De volta ao país, o artista lotou o Allianz Parque, em São Paulo, em dois dias com ingressos esgotados. Os shows ocorrem dois meses após o lançamento de “Chris Brown: A History of Violence”, documentário que esmiúça uma dezena de histórias de violência em que Brown foi protagonista nos últimos anos.

No palco, Brown reina dominante com sua performance de canto e dança. É um songbook repleto de sucessos que lhe garante o lugar no rol dos mais ouvidos do mundo. Uma entrega e um público que não parecem se abalar com as polêmicas fora de palco.

Brown trouxe ao Brasil o show da turnê “11:11”, disco lançado em 2023. O álbum não foge à sua cartilha de anos: R&B pop norte-americano que aglutina qualquer novidade sem soar inédito. De fato, desde seu terceiro disco, “Grafitti”, quando começou a ocupar as páginas de tabloides, Brown abandonou o mito de se tornar o próximo Michael Jackson: nunca mais ditou tendências, mas tampouco soou desajeitado ao surfá-las.

O show deste sábado (21) começou 15 minutos antes da hora marcada e a plateia não arredou o pé sob a chuva, que diminuiu tão logo Brown subiu ao palco com a música “Angel Numbers/Ten Toes”. A canção, que abre seu último disco, é um dos pontos mais interessantes junto de faixas como “Hmmm” e “Call Me Everyday”, parcerias com Davido e Wizkid. Flertando com afrobeats e amapiano, Brown ainda se mostra capaz de novos hits.

O ponto alto, no entanto, vai mesmo para os sucessos radiofônicos de quase vinte anos de carreira do artista –muitos executados pela primeira vez no Brasil. A sequência “Go Girlfriend”, um New Orleans bounce, “Ayo” e “Beat It”, dois exemplares singles de trap de rádio, fazem do estádio um clube (no sentido norte-americano) de hip hop, com mesas privadas regadas a uísque, uma pista pequena e um DJ. Ao mesmo tempo, é pop para quem não se aprofunda tanto no hip hop.

A canção “Beautiful People” (numa versão meio funk de São Paulo), por exemplo, funciona em arenas e festas de fim de ano da firma. No palco ela ganha muito também com a performance de baile de Brown, que dança com mais precisão do que canta –sua voz é várias vezes engolida pelos arranjos feitos para mega estádios.

Abusando desse molejo, Brown usa uma tirolesa que o leva ao meio da pista comum num trajeto de quase cem metros no ar. É um espetáculo vistoso para os fãs, do premium à arquibancada. É nesse momento também que o artista faz um pot pourri estendido de seus maiores sucessos da carreira, ano a ano, caso de “Run It” e “Gimme That”.

A reprodução curta das músicas, na verdade, é o tom de todo o show, que não tem espaço para improviso e rola na celeridade de vídeos do TikTok. Pudera. A obra do artista é tão prolífica que, mesmo nos intervalos de troca de roupa, é Chris Brown que o DJ toca.

O show fecha com “With You”, faixa de 2007 que alavancou o Brown ao estrelato. A música, produzida pelo duo sueco e midas do pop Stargate, cai como uma luva para o encerramento do show: é apoteótica e lembra tantas outras daquela era em que misturavam EDM com R&B — e quando Chris Brown ainda era apenas conhecido pela música.

VEJA MAIS

Por que Datena ficará fora do SBT após 10 dias de estreia?

José Luiz Datena não tem ainda um mês que foi contratado pelo SBT, mas já…

Ladrões levam Fiat Cronos durante furto em condomínio de Jardim Alegre

continua após publicidade Um furto qualificado foi registrado na noite de sábado (21), em um…

Antepasto da Terezinha

Ingredientes 2 berinjela 1 pimentão vermelho 1 pimentão amarelo pimenta biquinho a gosto uva passas…