• Home
  • Destaque
  • Chuva chega e SP entra em estado de atenção para alagamentos nesta sexta (31)

Chuva chega e SP entra em estado de atenção para alagamentos nesta sexta (31)

Após um dia de tempo aberto e sol aparecendo entre as nuvens, a chuva chegou à região metropolitana de São Paulo por volta das 20h30 desta sexta-feira (31) e o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo colocou a cidade em estado de atenção para alagamentos.

As chuvas na forma de pancadas se espalharam pela capital. De acordo com os dados do radar meteorológico da prefeitura, os pontos mais significativos atingem principalmente o Butantã e Pinheiros, na zona oeste, e São Miguel Paulista e Cidade Ademar, na leste.

Segundo o CGE, nas próximas horas novos pontos podem aparecer, porém as chuvas devem seguir ocorrendo na forma de pancadas.

O estado de atenção começou primeiro nas zonas oeste, sul, sudeste e na marginal Pinheiros, às 20h50. Às 21h13, foi a vez de as outras regiões do município entrarem no aviso.

No sábado (1º), as instabilidades continuam atuando sobre o estado. O dia deve começar com uma madrugada de céu nublado e chuva fraca, porém as precipitações se intensificam entre a tarde e a noite. Mais uma vez, há previsão de muitas pancadas de chuva, de forma generalizada, aumentando o risco para a ocorrência de deslizamentos de terra, desabamentos, alagamentos de vias, transbordamentos de rios e córregos e queda de árvores.

O cenário do domingo (2) será praticamente o mesmo, com a diferença de que há previsão de o temporal ganhar força entre a tarde e a noite. A temperatura deve diminuir levemente, variando ente 19°C e 24°C.

Nos municípios da Grande São Paulo já está chovendo muito nas últimas horas. Em Mogi das Cruzes, por exemplo, uma pessoa foi atravessar uma rua alagada com a água na altura da cintura, mas perdeu o equilíbrio e se afogou. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima.

Guarujá recebe alerta extremo para deslizamentos de terra

Devido às fortes chuvas que continuam castigando o litoral paulista, a Defesa Civil do município de Guarujá enviou, no início da noite desta sexta-feira (31), aos moradores de três pontos da cidade alertas extremos para risco iminente de deslizamentos de terra.

De acordo com o órgão, um dos locais fica na estrada Santa Cruz dos Navegantes, onde o material que caiu do morro está depositado na via, aguardando avaliação do geólogo para iniciar a desobstrução.

Os outros dois são Vila Zilda e Vila Baiana. No momento, as equipes da Defesa Civil municipal estão se deslocando para os locais para avaliarem a situação.

VEJA MAIS

Lula cria comitê para avaliar sobretaxa de Trump e conversará pessoalmente com empresários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou na noite deste domingo (13) a…

Vítima de acidente entre caminhão e Golf na BR-163 é identificada

Reprodução Vanderson Moreira dirigia um Golf vermelho e bateu de frente com o caminhão baú…

Trump diz que espera acordo para Gaza dentro de uma semana

“Nós vamos enviar a eles os Patriots, que eles precisam desesperadamente, porque Putin realmente surpreendeu…