• Home
  • Destaque
  • CIES e Anhanguera promovem simpósio sobre o tabagismo e outras drogas

CIES e Anhanguera promovem simpósio sobre o tabagismo e outras drogas

É hora de evaporar os principais prejuízos do uso do tabaco, cigarro eletrônico e outras drogas.” Com essa proposta, a Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES), em parceria com a Academia da Saúde e a Instituição de Ensino Anhanguera, promoveu uma atividade na noite desta segunda-feira (14), visando conscientizar a comunidade acadêmica sobre os riscos do consumo dessas substâncias e seus impactos na saúde.

O evento, que integra uma série de atividades promovidas pela CIES, contou com a realização de um simpósio que reuniu profissionais da saúde, estudantes e professores. A programação teve como foco a discussão de estratégias eficazes para prevenção, identificação e combate aos fatores de risco eminente relacionados ao uso de tabaco, cigarros eletrônicos e outras drogas.

Durante as apresentações, os participantes tiveram acesso a informações científicas e demonstrações que evidenciaram os prejuízos à saúde causados por esses produtos. Assim como o cigarro tradicional, os dispositivos eletrônicos, popularmente conhecidos como vapes contêm substâncias químicas que, quando inaladas, podem afetar gravemente os pulmões, o sistema cardiovascular, a saúde bucal e outras áreas do organismo.

Estudos recentes indicam que o uso desses dispositivos entre os jovens tem se tornado cada vez mais comum, principalmente devido aos sabores e à aparência moderna. No entanto, o uso excessivo pode levar à dependência química e ao desenvolvimento de doenças crônicas, incluindo o câncer. “É o nosso papel alertar esses jovens sobre os perigos dessas substâncias e mostrar formas de evitar esses malefícios”, ressalta a coordenadora do CIES, Silvia Gehring.

Além disso, foram abordados os mecanismos de dependência química com ênfase nas substâncias presentes nos cigarros eletrônicos, destacando como elas atuam no organismo e como a prevenção pode ser eficaz por meio da informação.

O evento também contou com um espaço interativo para perguntas e esclarecimento de dúvidas, onde o público pôde participar ativamente, tirando curiosidades e aprofundando o conhecimento sobre o tema. “A ação atua como ferramenta para a redução do consumo de substâncias nocivas e dos danos causados por essas práticas”, afirmou o gestor da Saúde, Vanio Jordani.

#infocoweb_cabecalho
display: inline-block;
margin-top: -75px;
position: absolute;
right: 0;

VEJA MAIS

Motociclista fica ferido em acidente em Apucarana

Um acidente entre um Chevrolet Corsa e uma motocicleta Honda CB 300 foi registrado na…

Justiça Eleitoral cassa mandato da filha de Eder Moraes

Reprodução Monnize Costa foi cassada por abuso de poder econômico. Reprodução Monnize Costa foi cassada…

Motociclista e passageira se ferem após colisão entre SUV e moto em cruzamento de Rondonópolis; vídeo

Um casal que estava em uma motocicleta acabou ferido após uma colisão envolvendo uma SUV…