• Home
  • Destaque
  • CMO vota medidas provisórias com recursos para emergências climáticas

CMO vota medidas provisórias com recursos para emergências climáticas

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) se reúne nesta terça-feira (11), às 15h, para discutir e votar duas medidas provisórias (MPs). Uma delas (MP 1.265/2024) abre crédito extraordinário em favor do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional no valor de R$ 383 milhões.

A MP foi editada pelo Executivo em outubro de 2024 e tem a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como relatora. O valor foi destinado para ações de proteção e defesa civil no Rio Grande do Sul, por conta da calamidade pública provocada por desastres naturais.

O governo federal justifica a medida provisória afirmando que o estado continua enfrentando os reflexos dos desastres causados pelas chuvas em 2024 e que muitas famílias ainda precisam de ajuda para se recuperar das perdas.

Seca e incêndios

A outra medida provisória em pauta abriu crédito extraordinário de R$ 938 milhões em favor dos Ministérios da Justiça, da Saúde, do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário, da Integração e do Desenvolvimento Regional, entre outras pastas (MP 1.268/2024).

O objetivo da MP, que tem o deputado Adail Filho (Republicanos-AM) como relator, é enfrentar emergências climáticas, como incêndios e secas, especialmente na Amazônia e no Pantanal, e atender às necessidades urgentes de segurança, saúde, meio ambiente, agricultura, assistência social e pesca.

As medidas provisórias entram em vigor imediatamente, mas precisam ser analisadas e aprovadas pela Câmara e pelo Senado para não perder validade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

VEJA MAIS

Como o socialista Zohran Mamdani pode conquistar NY com bandeiras da classe trabalhadora

[RESUMO] Jovem, socialista, nascido em Uganda, filho de indianos, Zohran Mamdani chacoalhou o mundo político…

Saiu de moda falar mal do Brasil? Personagem Odete Roitman, de ‘Vale Tudo’, traz debate à tona

Especialistas ouvidos pela DW afirmam que esse pessimismo em relação ao Brasil continua presente no…

Em carta pública, Michele Bolsonaro pede para Lula “baixar armas”

Reprodução Michele pede para que o petista adote uma postura conciliadora Reprodução Michele pede para…