CNI: 77% dos brasileiros rejeitam mais impostos, mostra pesquisa

Quase 80% dos brasileiros avaliam que o governo já cobra muitos impostos e rejeitam a ideia de aumentá-los para melhorar a qualidade dos serviços públicos. Aproximadamente 67% acreditam que o setor público gasta mais do que arrecada com tributos. O levantamento foi feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e obtido pelo Broadcast.

De acordo com a pesquisa, 77% dos entrevistados consideram que a carga tributária já é muito alta e não há necessidade de aumentar a cobrança de impostos. Já 76% dizem que o nível atual de despesas deveria garantir uma melhor qualidade nos serviços de saúde, educação, estradas e rodovias.

Por outro lado, a oferta de serviços relacionados a aeroportos, energia elétrica e iluminação pública estão em nível mais adequado frente aos gastos, segundo a pesquisa.

– A população avalia que o setor público gasta mal e precisa reorientar e melhorar seus gastos, ao invés de aumentar impostos, para proporcionar serviços de melhor qualidade. É uma percepção que vai ao encontro do que nós, do setor industrial, também compartilhamos, a de que é preciso, fundamentalmente, aumentar a eficiência dos investimentos – disse o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Rafael Lucchesi, em nota à imprensa.

O levantamento detalha ainda que a maioria dos brasileiros considera que os gastos em saúde (75%), segurança (71%) e educação (70%) são insuficientes para a oferta dos serviços públicos, enquanto há maior suficiência de despesas em aeroportos (39%), iluminação pública (39%) e salário dos servidores públicos (38%).

A avaliação sobre os gastos e serviços públicos foi incluída no documento Retratos da Sociedade Brasileira da CNI e foi elaborada com base em uma pesquisa de opinião pública feita com 2.012 pessoas de todo o país. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, com intervalo de confiança de 95%.

*AE

VEJA MAIS

Alô Juca supera Balanço Geral e crava o 2º lugar

Nesta quarta (23), o programa Alô Juca, exibido pela TV Aratu, afiliada do SBT em Salvador,…

Homem tenta matar esposa e cunhado e comete suicídio; vítimas estão internadas em Rondonópolis

Um homem de 49 anos cometeu suicídio após tentar matar duas pessoas na zona rural…

Globo tem cacife? Fifa pede valor absurdo por novo campeonato de futebol

A Fifa tem uma meta ambiciosa de atingir R$ 23 bilhões de reais com as…