Colunista diz que Carlos Bolsonaro poderá disputar uma vaga ao Senado por MT

Jair Bolsonaro (PL) e o Partido Liberal (PL) devem lançar praticamente toda a família do ex-presidente para concorrer ao Senado em 2026.

Filho mais velho do ex-mandatário, Flávio Bolsonaro (PL-RJ) completará oito anos de mandato em 2026 e concorrerá à reeleição pelo Rio de Janeiro.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro deve concorrer ao cargo pelo Distrito Federal (DF). Jair Bolsonaro pode apoiar para a segunda vaga o atual governador Ibaneis Rocha. Reeleito em 2022, ele não pode concorrer novamente ao cargo que hoje ocupa.

O PL já fez pesquisas para dimensionar o potencial de Michelle como candidata à Presidência da República. Os resultados foram considerados animadores, mas hoje Bolsonaro apoia a candidatura de Tarcísio de Freitas (Republicanos) para a disputa contra Lula (PT) em 2026.

A candidatura do deputado federal Eduardo Bolsonaro, o filho 03 do ex-mandatário, para o Senado por São Paulo também é tida como certa.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou no fim de semana em um discurso em Santa Catarina que Eduardo será “o candidato mais votado da história do Brasil” caso dispute o cargo, mas que a palavra final seria do pai dele, Jair Bolsonaro — que, segundo interlocutores, já aprovou a candidatura do filho.

Carlos Bolsonaro era considerado até agora candidato certo à Câmara dos Deputados. Mas pode também concorrer ao Senado, onde ajudaria a família a tentar erguer uma fortaleza de proteção aos interesses do patriarca.

De acordo com parlamentares que têm amplo acesso ao ex-presidente, embora seja do Rio de Janeiro, o filho 02 pode concorrer por estados como Santa Catarina e Mato Grosso. Assim, não teria que disputar a base fluminense dos votos familiares com o irmão Flávio.

Se essa for a opção, Carlos Bolsonaro se elegeria senador sem nem mesmo sair de casa, dizem interlocutores do ex-presidente. Na campanha presidencial de 2022, Bolsonaro teve 69,3% dos votos de Santa Catarina, contra 30,7% de Lula. Em Mato Grosso, Bolsonaro teve 65%, contra 35% do petista.

A opção exigiria que Carlos mudasse o domicílio eleitoral do Rio de Janeiro para o estado que escolhesse para concorrer ao cargo.

VEJA MAIS

Polícia Civil prende em Sinop padrasto que abusou por mais de um ano de enteada

Policiais da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Sinop cumpriram, nesta…

Cleber Machado é dispensado do SBT após “combinado” com Daniela Beyruti

Acabou antes do combinado o contrato entre Cleber Machado e SBT. O narrador foi dispensado…

Polícia Civil cumpre prisão de investigado em desparecimento de adolescente em Diamantino

A Polícia Civil cumpriu, nesta sexta-feira (22.11), em Tangará da Serra, a prisão temporária de…