Com a morte da deputada federal Amália Barros (PL), ocorrida na noite desse sábado (11), a sua cadeira na Câmara dos Deputados deverá ser ocupada pelo agricultor e ex-deputado federal Nelson Ned Previdente, conhecido como Nelson Barbudo (PL). Ele é o primeiro suplente do Partido Liberal em Mato Grosso, devendo tomar posse para um novo mandato até o início de 2027.
Barbudo foi o parlamentar mais votado de Mato Grosso nas eleições de 2018, quando disputou pela primeira vez uma vaga federal. Na época, ele recebeu mais de 126 mil votos. Nesse período, ele estava filiado ao Partido Social Liberal (PSL), o mesmo pelo qual Jair Messias Bolsonaro foi eleito presidente naquele ano.
Seu mandato como deputado federal perdurou de 2019 a 2022, quando tentou se reeleger com 53 mil votos. Na ocasião, ele não foi reeleito, mas conseguiu uma vaga que o colocou como primeiro suplente do PL, ou seja, o primeiro na “lista de espera” para substituir os eleitos da sigla.
Antes de ser deputado federal, Barbudo também já havia sido vereador em 2004 pelo município de Alto Taquari, interior de Mato Grosso.