MTJA – Notícias de Rondonópolis e

Comércio em Mato Grosso sofrerá menos impacto com feriados em 2022, avalia Fecomércio

Comércio em Mato Grosso sofrerá menos impacto com feriados em 2022, avalia Fecomércio

De acordo com levantamento da Federação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Fecomércio destacou que as perdas comerciais no Estado de Mato Grosso também devem diminuir em 2022 por conta da redução dos dias úteis. Esta pesquisa foi proposta ontem por uma entidade nacional.

“Pelas pesquisas da CNC, o comércio de Mato Grosso deve seguir a mesma tendência. Neste ano, a maioria dos feriados nacionais são em dias úteis, o que afeta a rentabilidade de todo o setor”, enfatizou o presidente da Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior.

Neste ano, o varejo perdeu R $ 22,11 bilhões e a previsão para 2022 é reduzir as perdas em 22%, ou R $ 17,25 bilhões.

Segundo estatísticas da CNC, cada feriado de um dia de trabalho custará aos lojistas 2,46 bilhões de reais, reduzindo a rentabilidade média anual de todo o setor comercial em 1,29%. Com isso, o impacto no PIB resultante é de aproximadamente 10,12 bilhões de reais (equivalente a 0,12% do PIB anualizado). Portanto, espera-se que o feriado de 2022 tenha um impacto de 9% no superávit operacional da empresa.

A pesquisa também mostra que as áreas de atividade com altos índices de salários / faturas tendem a ser as mais afetadas. Estima-se que o segmento de supermercados (R $ 3,33 bilhões), roupas e calçados (R $ 2,83 bilhões) e o comércio de automóveis (R $ 2,63 bilhões) respondem por 55% do emprego no varejo brasileiro e respondem por perdas Mais da metade (51%).

Fonte: SóNotícias

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *