Proposta tem como objetivo colaborar com a agricultura familiar em Mato Grosso
A Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e de Regularização Fundiária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou no dia 19 de junho o Projeto de lei nº 78/2024, do deputado estadual Cláudio Ferreira (PL), que institui o Programa Energia Solar no Campo para atender a Agricultura Familiar em Zonas Rurais de Mato Grosso.
“Esse programa levará modernização para a agricultura familiar nas zonas rurais do nosso estado. Nosso objetivo é promover o desenvolvimento e a sustentabilidade, permitindo o acesso a créditos e à eficiência produtiva para esses trabalhadores”, disse Cláudio Paisagista, como é conhecido.
A proposta prevê a assistência técnica para o desenvolvimento e instalação de sistemas de energia fotovoltaica, com a participação de extensionistas rurais; o acesso a linhas de crédito especiais, via bancos públicos e agências de fomento, para a aquisição de equipamentos e sistemas fotovoltaicos; e também o desenvolvimento de parcerias com instituições de ensino e pesquisa para aprimorar o uso de energia solar na agricultura.
Para Cláudio Ferreira, a proposta vai facilitar a aquisição de sistemas fotovoltaicos por agricultores familiares e proporcionar economia e eficiência energética aos pequenos produtores, além de estimular o desenvolvimento da agricultura de irrigação sustentável.