A partir da próxima segunda-feira, dia 21 de abril, Pedro Bial dá início à nona temporada do Conversa com Bial com uma programação especial dedicada às comemorações dos 60 anos da Globo.

Na segunda-feira, a estreia celebra os 40 anos de Roque Santeiro. Para falar sobre esse fenômeno da televisão, Pedro Bial conversa com Regina Duarte, atriz que deu vida à icônica Viúva Porcina.
Ao lado dela, a jornalista Laura Mattos, autora do livro Herói Mutilado – Roque Santeiro e os Bastidores da Censura à TV na Ditadura, explora a sua investigação acerca do contexto político que levou à proibição da primeira versão da novela em 1975.
A conversa percorre os bastidores da produção, o impacto cultural da obra e a força de seus personagens, que até hoje habitam o imaginário coletivo do público brasileiro.
Pedro Bial garante Lázaro Ramos e autores de novelas
Na terça-feira, dia 22, a dramaturgia segue em pauta, mas desta vez voltada para aspectos sociais, com o tema O crescente protagonismo negro na TV, com a presença de Lázaro Ramos.
Ator, diretor e escritor, Lázaro conversa com Bial sobre os avanços, os desafios e os caminhos ainda a serem trilhados pela representatividade negra nas telas.
Ele menciona, ainda, alguns marcos da carreira, vividos na TV Globo, e projetos mais recentes, refletindo sobre o papel da televisão na construção de narrativas mais diversas e inclusivas.
A quarta-feira, dia 23, é dedicada à arte de escrever novelas, com um encontro especial entre três grandes autores da teledramaturgia: Alessandra Poggi, Rosane Svartman e Walcyr Carrasco.
Com estilos distintos, eles falam sobre os bastidores do processo criativo, o desafio de dialogar com diferentes públicos e a constante renovação do formato que é símbolo da televisão brasileira.
Alessandra, responsável por obras como Além da Ilusão e Os Dias Eram Assim – está ao lado de Angela Chaves –, compartilha a experiência de Garota do Momento, que conecta gerações.
Rosane, que assinou sucessos como Totalmente Demais e Vai na Fé, além de Dona de Mim, próxima novela das 7, traz sua perspectiva sobre a força feminina nas narrativas.
Já Walcyr, autor de tramas como Verdades Secretas, Êta Mundo Bom! e Êta Mundo Melhor! – próxima novela das 6 – fala sobre sua versatilidade e influência na linguagem popular das novelas.
Na quinta-feira, dia 24, o programa mergulha no encanto da música nas novelas e recebe Ney Matogrosso, uma das figuras mais emblemáticas da música brasileira.
Pedro Bial encerra 1ª semana com William Bonner
Reconhecido como o artista vivo que mais interpretou aberturas de novelas, Ney fala sobre os bastidores de algumas trilhas que marcaram época e a ligação da sua obra com a televisão.
Encerrando a semana, na sexta-feira, dia 25, o tema é a evolução do telejornalismo na era digital, com a presença de William Bonner.
O jornalista compartilha sua trajetória à frente do Jornal Nacional, o maior telejornal do país; fala sobre os desafios de manter a credibilidade jornalística em tempos de desinformação; e comenta a nova forma como o público consome notícias.


Escrito por
Paulo Carvalho
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].