• Home
  • Destaque
  • Cotado para ser novo ministro de Lula, Boulos viaja com o petista para velório de Mujica no Uruguai

Cotado para ser novo ministro de Lula, Boulos viaja com o petista para velório de Mujica no Uruguai

Deputado federal do PSOL pode ser anunciado, nos próximos dias, como novo chefe da Secretaria-Geral da Presidência. Hoje, pasta é comandada por Márcio Macêdo. Guilherme Boulos e Lula em transmissão
Youtube/Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou para o Uruguai nesta quinta-feira (15) acompanhado do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), cotado para se tornar ministro da Secretaria-Geral da Presidência.
Segundo o Palácio do Planalto, Boulos integra a comitiva de Lula que foi a Montevidéu para o funeral do ex-presidente José “Pepe” Mujica, que morreu na terça-feira (13) aos 89 anos.
Lula também levou para Montevidéu Márcio Macêdo, atual titular da Secretaria-Geral. A pasta responde pela interlocução do governo com os movimentos sociais. O presidente deseja melhorar essa relação já de olho nas eleições de 2026.
Deputado mais votado em São Paulo em 2022, Boulos concorreu sem sucesso a prefeito de São Paulo, no ano passado. O parlamentar é o principal nome eleitoral do PSOL e, caso seja nomeado ministro, terá espaço em uma das pastas que funcionam no Planalto.
Boulos iniciou sua trajetória no movimento estudantil e, posteriormente, tornou-se um dos principais nomes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).
Se confirmada, a troca de Márcio Macêdo por Guilherme Boulos será a 13ª na Esplanada dos Ministérios desde o início deste terceiro mandato de Lula em janeiro de 2023.
Amizade com Mujica
O presidente Lula cancelou compromissos e ajustou sua agenda para comparecer ao velório de Mujica, que morreu na terça-feira (13), aos 89 anos. Ele lutava contra o câncer no esôfago desde 2024.
Lula foi ao Uruguai acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, de Boulos, Macêdo e dos seguintes políticos:
Humberto Costa (PT-PE), senador
Jandira Feghali (PCdoB-RJ), deputada federal
Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
Multidão se despede de Pepe Mujica; corpo de ex-presidente é velado no Palácio Legislativo
Políticos de esquerda, Lula e Mujica eram amigos. Em dezembro, Lula visitou o ex-presidente, disse se tratar da ” pessoa mais extraordinária que conheci” e o condecorou com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria oferecida pelo Brasil a estrangeiros.
Lula soube da morte de Mujica quando estava em Pequim.
Ele lamentou a perda do amigo, afirmou a “grandeza humana” do ex-presidente “ultrapassou as fronteiras do Uruguai e de seu mandato presidencial” e que “sua vida foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas”.
source
Fonte: G1

VEJA MAIS

CEI da Santa Casa vai ouvir atual diretora executiva na próxima terça-feira (20)

Os vereadores que compõe a Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga a situação financeira…

Dez condutores são presos por embriaguez ao volante durante a operação Lei Seca em Cuiabá

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) abre processo seletivo de bolsistas na modalidade…

Vídeo mostra bandido rendido dentro de loja após pular janela para furtar em Rondonópolis

Mesmo monitorado por tornozeleira eletrônica, um velho conhecido da PM tentou furtar uma loja na…

rainbow rumble time slot