CRÉDITO PARA A SAÚDE: Santa Casa se retrata com Cláudio Ferreira

A Santa Casa de Rondonópolis emitiu uma nota pública de esclarecimento esta semana diante da repercussão negativa envolvendo o recebimento de repasses por parte da instituição. No documento, pede desculpas públicas ao ex-deputado estadual e atual prefeito Cláudio Ferreira pela ausência de comunicação em relação à mudança de objeto em uma emenda viabilizada pelo então parlamentar para compra de aparelho de ressonância magnética para a unidade.

A emenda viabilizada junto ao Governo de Mato Grosso pelo então deputado Cláudio Ferreira, hoje prefeito de Rondonópolis, foi na ordem de R$ 5 milhões. A Santa Casa reconhece que o recurso foi devidamente depositado na conta da instituição ainda em 21 de dezembro de 2023, ficando quase um ano sem a devida utilização.

Faltando poucos dias para o encerramento do convênio, previsto para 14 de dezembro de 2024, a Santa Casa entrou, em 11 de dezembro de 2024, com pedido de readequação no plano de trabalho e dilação de prazo da vigência caso fosse concedida autorização para mudar o objeto. Após isso, o governo estadual autorizou, no dia 12 de dezembro, a mudança do objeto do recurso, com o aditivo necessário.

O problema é que a instituição decidiu pela mudança de objeto da emenda sem a devida comunicação e anuência do deputado, gerando uma série de constrangimentos e transtornos para o mesmo, inclusive na campanha eleitoral, sendo alvo de vários questionamentos sobre a real destinação do valor e sua aplicação.

Contudo, conforme a nota, assinada pelo presidente do Conselho Jacques Polet, o hospital alega que houve mudança no objeto por haver necessidade de compra de outros equipamentos também de uso imprescindível à instituição, tendo iniciado por isso o processo administrativo junto ao Governo do Estado modificando o objeto antes voltado para compra de equipamento de ressonância.

A mudança de objeto no uso do recurso foi tomada pela direção do hospital de forma unilateral junto à Secretaria de Estado de Saúde. A alteração visou, segundo o hospital, o aprimoramento do centro cirúrgico e do centro de imagem para o atendimento de pacientes adultos e pediátricos. Admite que, infelizmente, esse processo de mudança de objeto do recurso não teve o conhecimento do então deputado.

A Santa Casa garante ainda na nota que não houve uso indevido ou ilegal do recurso nessa alteração da destinação do objeto. “De fato, lamentavelmente, a Santa Casa de Rondonópolis não informou o deputado que auxiliou na vinda do recurso sob a ótica de relações políticas, mas é de se dizer que sob a ótica da legalidade absolutamente tudo passou por todas as formalidades legais com instauração de processo administrativo para tal”, consta.

“Conquanto, pedimos desculpas ao ex-deputado estadual e atual prefeito Cláudio Ferreira pela ausência de comunicação da direção da Santa Casa e por eventual constrangimento causado politicamente, quando a instituição precisou alterar o plano de trabalho sem a devida e a necessária anuência do parlamentar, apesar dele ter atuado para viabilizar o recurso em atendimento à solicitação da própria instituição, que era inicialmente a aquisição da ressonância magnética”, seguiu a nota.

Procurado pela reportagem, o prefeito Cláudio Ferreira externou que recebeu o pedido de desculpas por parte da Santa Casa com o coração aberto, repassando que considera esse caso envolvendo a modificação do objeto da emenda uma situação superada, diante dos esclarecimentos e posicionamento da instituição.

Apesar disso, o gestor lembrou à reportagem que os adversários políticos se aproveitaram da situação em 2024, por conta do debate eleitoral, lançando insinuações infundadas e questionamentos maldosos sobre a real destinação do recurso, gerando muitos constrangimentos.

“A gente tem de construir um ambiente de conciliação e cooperação. Acredito que a Santa Casa é muito importante para a saúde de Rondonópolis e região sudeste do Estado. Toda iniciativa da Santa Casa tem um impacto muito grande no âmbito da saúde e também da política”, analisou.

Nesse contexto, Cláudio reafirmou que esse episódio já passou e que deve ser superado por todos. “As pessoas passam e as instituições ficam. Cabe a mim, enquanto prefeito, agir com toda a prudência e generosidade que o cargo demanda. Acredito na Santa Casa! E quero construir com a Santa Casa daqui para frente”, finalizou.

VEJA MAIS

Papa teve “boa” noite e repousa no hospital, diz Vaticano

Neste domingo, o pontífice agradeceu as orações pela saúde e afirmou que segue em tratamento,…

Um golaço espetacular do Vancouver Whitecaps na semana de abertura da MLS

Um golaço espetacular do Vancouver Whitecaps na semana de abertura da MLS noticia por :…

Barbudo detona aumento do ovo e diz que Brasil vai virar a Venezuela: “O comunismo tira tudo do povo”

Mayke Toscano/Secom-MT Deputado Nelson Barbudo detonou Governo Federal. Mayke Toscano/Secom-MT Deputado Nelson Barbudo detonou Governo…